Santo Tabarelli – Rádio Telegrafista do 11º RI

Santo Tabarelli foi sorteado para servir o Exército Brasileiro em 1943, pouco tempo depois estaria cruzando o Atlântico para enfrentar as forças alemãs em combates na Itália.

Viajou em um navio de tropas Norte Americana, embarcou no Rio de Janeiro em setembro de 1944, chegando a Nápoles em outubro, perfazendo 16 dias de viagem.

Na campanha foi integrante do 11º Regimento de Infantaria atuando na Segunda Guerra Mundial como Rádio Telegrafista, participou da Tomada de Monte Castello e demais operações de guerra.

Na época da convocação para a Força Expedicionária Brasileira (FEB), Santo Tabarelli morava no Município de Botuverá SC, onde deixou sua namorada Maria Bambina Pavesi, mas não esqueceu do seu grande amor no Brasil. Da Itália enviava cartões postais guardados até hoje.

Ao retornar da Guerra no ano de 1945 casou-se onde teve 7 filhos, trabalhou na agricultura até o ano de 1964 onde transferiu residência para Vidal Ramos em Santa Catarina e nomeado para trabalhar na agência local dos Correios, cidade que adotou, criou seus filhos e viveu até o fim de sua vida.

O corpo de Santo Tabarelli está sepultado no Cemitério Municipal de Vidal Ramos Santa Catarina.


Dogtag (placa de identificação) da Força Expedicionária Brasileira do praça Santo Tabarelli, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial.

Expedicionários do Município de Brusque, Botuverá, Presidente Nereu e Vidal Ramos SC

Enviado por Rodrigo Tabarelli


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. JUSTA HOMENAGEM AO EXPEDICIONÁRIO E RÁDIO TELEGRAFISTA SANTO TABARELLI , ANO DE 1943. NOSSOS HERÓIS NÃO PODEM E NÃO DEVEM SER ESQUECIDOS, PELO CONTRÁRIO, DEVEM SER SEMRPE LEMBRADOS. INFELIZMENTE, NO BRASIL NÃO OS VALORIZAMOS, EM ESPECIAL OS EXPEDICIONÁRIOS.

    INICEI MINHA CARREIRA NO TELEGRAFO NACIONAL NO ANO DE 1958. FOI MEU PRIMEIRO PLANTÃO….

Deixar um comentário

WordPress主题