RPC TV – Programa Meu Paraná: Especial sobre a FEB

RPC TV

Programa Meu Paraná:

Especial sobre os paranaenses na Força Expedicionária Brasileira (FEB)

O Portal FEB parabeniza a RPC TV (Rede Globo do Paraná), pela iniciativa em promover os ex-combatentes paranaenses em sua emissora.

A equipe do Programa “Meu Paraná” não se limitou apenas a entrevistar os veteranos do Estado, viajaram milhares de quilômetros colhendo imagens e depoimentos de pessoas também no Rio de Janeiro e Itália. Os historiadores paranaenses participaram Dennison de Oliveira e Carmem Rigoni participaram da reportagem.

Durante a cobertura no Rio de Janeiro, os jornalistas da emissora visitaram o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, localizado no Aterro do Flamengo-RJ, entrevistando os pesquisadores da família Barone, além de visitarem a filha do Sargento Max Wolff Filho, conhecido como o Rei das Patrulhas.

Já na Itália, percebemos que os moradores das vilas são eternamente gratos pela tropa brasileira e tem maior consciência para manter a memória viva. A equipe entrevistou moradores, pesquisadores, reencenadores e guerrilheiros que lutaram ao lado da FEB.

Você que mora em outra região e recebe a cobertura de outra filial da Globo, poderá agora ver e analisar a reportagem da RPC TV, dividido em quatro partes:

Projeto e Pesquisa: Alexander De Marco
Auxiliar Técnico: Dirceu de Souza
Edição de Imagens: Alexandre Marques
Repórter: Fernando Parracho
Produção: Alexander De Marco e Jorge Narozniak
Imagens e Edição: Alexander De Marco
Realização: RPCTV – Rede Paranaense de Comunicação, afiliada à Rede Globo no Paraná.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

14 comentários

  1. Sirio Fröhlich /

    Belíssimo documentário.
    A RPV TV está de parabéns pela qualidade da produção e pela sensibilidade de reconhecer a importância desses valorosos brasileiros, que se dispuseram a atravessar o Atlântico para lutar pelo ideal de liberdade e paz mundial.

  2. Silvia Benedetti /

    Parabéns pela iniciativa! Uma pena que os jovens nada sabem, nada aprendem sobre os feitos dos nossos pracinhas nos campos de guerra da Itália. Um descaso imperdoável das autoridades que os deixaram no ostracismo. Fico comovida cada vez que assisto ou ouço algum comentário sobre estes heróis, que pelo menos lá na Itália ainda são lembrados com carinho.

  3. Isalete Leal /

    PARABÉNSSS! Belíssima iniciativa. Cada vez mais sinto orgulho de meu pai que fez parte desse contingente da FEB. Não podemos esquecer esses HERÓI que atravessaram o Atlántico para defender não só o nosso PAÍS mais o MUNDO.
    Isalete Leal ( filha de Francisco Conceição Leal – cabo Leal)

  4. bruno alves /

    Parabéns a RPCTV pelas reportagens, EMOCIONANTE!
    VIVA A FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA!!!

  5. Davi Martins /

    Parabens pela iniciativa, poucas emissoras dedicam seu espaço para o assunto

  6. sou estudante e pequisador da historia da feb sou neto de um febiano sou muito orgulhoso da feb estudei muito sobre isso
    e descobri que o buraco na italia era muito mais embaixo
    quero dizer a linha gotica era a ultima linha de defesa dos nazi fascistas no norte da italia monte castelo era o ponto estrategico em cima do morro era muito bem defendida com centenas de lourdinhas bunkers artilharia milhares delas alinha gotica era considerada impossivel de ser tomada pelos mais de 20 exercitos aliados, os nazi estavam matando geral de aliados ninguem conseguia tomar aquele maldito morro, na ultima tentativa da feb a fab bombardeou as trincheiras com bombas incendiarias as lourdinhas se calaram e os pracinhas finalmente conseguiram tomar o monte castelo os alemaes se renderam.o exercito alemao nao conseguiu renforcar o front russo e o desembarque na normandia os pracinhas salvaram os aliados e o mundo pela democracia paz e a nossa liberdade viva amarinha do brasil viva a feb e o meu avo capitao

  7. Marcelo Schroeder Stevan /

    Parabéns RPC TV! Um excelente trabalho de reportagem! Uma grande homenagem à FEB e aos paranaenses!

  8. Antônio Flávio Silveira de Andrade /

    Parabéns pela feliz iniciativa em divulgar depoimentos de fatos ocorridos durante a 2ª Guerra Mundialsobre a FEB da qual muito nos orgulhamos pela sua atuação heróica e decisiva .Fato histórico tão significativo para nós brasileiros que elevou o nome do Brasil ao píncaro da glória.

  9. guilherme /

    Me senti ate envergonhado pelo valor q os italianos dao aos nossos herois , quando o povo brasileiro nem sabe direito o quanto os pracinhas foram importantes nesse periodo sangrento e triste , exemplo da ignorancia dos brasileiros e um monumento erguido em ACEBURGO-MG em homenagem ao meu vo , onde os vandalos estao roubando as insignias coladas no monumento…realmente lamentavel ,queria q essas pessoas sentissem um pouco na pele o q meu vo assim como os outros soldados sentiram na guerra

  10. guilherme /

    A proposito esse foi o melhor documentario sobre a FEB q eu jah vi a tv rpv esta de parabens….

  11. guilherme /

    ops RPC

  12. Belo post Parabens para a RPCTV pelo resgate da nossa historia e o devido reconhecimento de nosso Herois que lutaram pra assegura a liberdade e paz mundial.
    Viva o Brasil

  13. Lucas Batista /

    Muito bom as reportagens.
    Estou estudando a 2ª Guerra Mundial pois tem um Projeto que leva os alunos para a Italia….

  14. Eliane Angra /

    Sou filha de ex-combatente, um herói que foi esquecido. Era um soldado Manoel Boa Morte Angra deu baixa quando voltou e anos depois foi reformado .

Deixar um comentário

Free WordPress Themes