Reportagens em HDTV sobre a FEB, na Segunda Guerra Mundial

Série de Reportagens sobre a FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante a Segunda Guerra Mundial

Equipe da RPCTV no Monte Castelo – Itália

Brasileiros – paranaenses – que tiveram, finalmente, sua história contada! Combatentes, enfermeiras e pacifistas de nosso país que ajudaram a libertar a Itália do domínio das tropas de Hitler.
A equipe da RPCTV (Rede Paranaense de Comunicação), afiliada à Rede Globo no Paraná, percorreu os locais dos combates na Itália e encontrou, mesmo passados 66 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, testemunhas da história e da presença dos brasileiros. Impossível não se emocionar com os depoimentos de italianos que, até hoje, nos chamam de “Liberatori” (libertadores).
Na Itália, a bordo de um motorhome que serviu como casa por 20 dias, Alexander De Marco (repórter cinematográfico, produtor e idealizador do projeto), Fernando Parracho (repórter e roteirista) e o auxiliar técnico Dirceu de Souza, percorreram mais de 2.000 quilômetros cruzando as montanhas da Toscana e da Emiglia Romagna para mostrar como foi a participação dos brasileiros – dos paranaenses – naSegunda Guerra Mundial. Você vai conhecer os locais dos principais combates, as cidades que foram dominadas pelo exército de Hitler e que a FEB, a Força Expedicionária Brasileira, lutou para libertar. Você vai saber porque o Brasil, mesmo tão distante do conflito, entrou nessa luta. O centenário do maior herói da FEB, o paranaense Max Wolff Filho, morto em combate. As mulheres paranaenses que ajudaram a salvar muitas vidas: A enfermeira Virgínia Leite, numa entrevista exclusiva pouco antes de sua morte, e a mulher do escritor Guimarães Rosa, Aracy, que ganhou o título de anjo de Hamburgo.
Os repórteres apresentam também o lado místico da guerra: o mistério das estátuas que resistiram a uma chuva de bombas e a capela, construída pelos brasileiros, que ficou escondida no mato por mais de meio século.
Os caçadores de tesouros que até hoje encontram bombas, armas e os mais curiosos objetos; e os que se esforçam para manter viva a memória dos brasileiros no país que foi arrasado pelos canhões.
A equipe também resgatou fotos e filmes da época num registro fiel dos fatos que marcaram a década de 40 no Brasil e na Itália.
Estes e muitos outros destaques você pode conferir nesta série de reportagens, originalmente produzida em alta definição (HD) e exibida no programa Meu Paraná da RPCTV, numa viagem no tempo e por localidades na Itália que marcaram a vida dos nossos praçinhas. Comunidades que também ficaram marcadas pela passagem dos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial.
Esta série de reportagens, exibida em quatro capítulos na TV aberta – e que agora está disponível também no youtube, mostra que a experiência de viver uma guerra, lado a lado, fez nascer uma relação de amizade, respeito e gratidão. Relação que se mantém viva até hoje e jamais havia sido mostrada para o grande público.
Além das gravações em várias cidades brasileiras e italianas esta série apresenta depoimentos de vários ex-combatentes, pesquisadores, historiadores e daqueles que conviveram com os brasileiros durante as batalhas.
Além de ser uma homenagem aos praçinhas, e ao Brasil e a Itália, este documento deverá servir – quem sabe – para que esta história não seja jamais esquecida!

Confira, logo abaixo, os quatro programas da série de reportagens sobre a Força Expedicionária Brasileira nos combates na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Pesquisa, Produção, Imagens e Edição: Alexander De Marco
Roteiro e Reportagem: Fernando Parracho
Áudio e Iluminação: Dirceu de Souza
Produção no Brasil: Jorge Narozniak
Finalização: Alexandre Marques
Tradução: Mário Pereira
Realização: RPCTV – Rede Paranaense de Comunicação / GRPCOM (2011)

No youtube você pode alterar a qualidade de visualização dos vídeos: 720pHD, 240p (qualidade mínima), 360p (normal) ou ainda 480p

 

 

 

 

 


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

6 comentários

  1. Esta série é fantastica. A RPCTV sempre faz reportagens e especiais muito bons sobre o Brasil na Segunda Guerra, um exemplo a ser seguido pelas demais emissoras filiadas a GLOBO. Sorte é que existe o Youtube para que todos possam assistir e o Portal FEB, fazendo a divulgação.

  2. documentario maravilhoso ja morei em curitiba tudo muito bem organizado. acho que hollywood ta devendo milhoes para um filme sobre a linha gotica ,a f.e.b lutou junto com a 10 divisao de montanha americanos sendo esta apoiada pelo regimento brasileiro nos salvamos eles nas horas mais dificeis
    sera que foi assim?ou os americanos nos salvaram?bem lutamos juntos na linha gotica a america um pais tao rico poderiam fazer um filme sobre eles o regimento sampaio e a 10 divisao de montanha americana muito obrigado fiquem com deus

  3. Sou suspeito para comentar a série exibida pela respeitadíssima RPCTV mas tenho a plena convicção, reforçada pelas opiniões de praçinhas e historiadores, que foi o melhor trabalho já realizado sobre o assunto na TV aberta brasileira.
    Espero que esta série de reportagens possa, quem sabe, se tornar referência para as novas gerações.
    Parabéns também aos organizadores do site, idealizadores e mantenedores do conceituado PortalFEB, por seu trabalho incansável de preservar esta história e em divulgar o esforço daqueles que procuram manter viva a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

  4. Salve ha tutti. nonostante e parlato in portoghese, si capisce la volontà di non fare dimenticare il valore di tutti i soldati impegnati nella campagna d’europa.in questo caso sono orgoglioso chè i responsabili brasiliani in italia,mi diedero la croce dei trè eroi a vergato. fù una cosa altamente emozionante ,chè non dimentichèrò mai.qualcosa si vede chè ho fatto e spero di continuare a fare per la memoria
    di questi valorosi prachinas venuti dà un’altro mondo per la nostra libertà. qualche anno prima giuseppe garibaldi tracciò un ponte ideale frà il brasile e l’italia.una cosa vorrei ricordare l’ultima battaglia della f.e.b. in italia(Comune di Collecchio)dove bloccarono un buon numero di nazifascisti in fuga e con pochi uomini intimarono la resa incondizionata ,e fecero tanti prigionieri,tedeschi e italiani della r.s.i.il gruppo 34 red bull italia, ha fatto rivivere il 30 aprile 2011, questo evento ,con diversi amici brasiliani protagonisti.

  5. Delcio Alves Castro Pereira /

    Parabéns, está seria ficou linda, e preencheu um vácuo no jornalismo, nossos jovens não sabem e são ignorantes em nossa historia e nossos feitos heroicos são esquecidos, uma justa homenagem a estas homens simples e guerreiros, a acção dos Italianos é um exemplo para nós

    Delcio

  6. MUITO BOM ESSE DOCUMENTÁRIO, O GOVERNO BRASILEIRO DEVERIA DIVULGAR MAIS OS SEUS FATOS HISTÓRICOS EM SALAS DE AULA, A EDUCAÇÃO BRASILEIRA COMEÇA PRIMEIRO COM SUA HISTÓRIA E FEITOS HERÓICOS DE SEU POVO. A COBRA FUMA QUANDE SE QUER. PARABÉNS AOS PARACINHA TEM ORGULHO DE SER BRASILEIRO, POR ESSE FATO………………………BRASIL

Deixar um comentário

WordPress主题