Reminiscências da História do Ceará na Segunda Guerra Mundial

Uma obra de
Gustavo Augusto de Araújo Chaves Pereira
Mário Henriques Aragão

Se você lançou o passado no abismo e depois se debruça para ver se ele já está morto, ele ainda pode estar vivo.
William Shakespeare.

INTRODUÇÃO

capa cearaÉ com muita satisfação que lhes entregamos este simples e despretensioso estudo sobre a História do Ceará, durante a Segunda Guerra Mundial, ocorrida no período de 1939 a 1945.

A História é um mosaico onde se ajustam as peças do passado para nos dar a compreensão do futuro. Cada acontecimento importante que ocorreu em nosso Estado é uma dessas peças. Cabe a nós, cearenses não perdê-las a fim de não ficarmos incógnitos no contexto de nossa brasilidade.

Depois de consultarmos várias fontes sobre a participação do Ceará na Segunda Guerra, ficamos deveras empolgados com o esforço feito pelo povo, sob a liderança de nossos governantes e a destreza dos militares em conduzir com sucesso aquela tarefa.

Para melhor compreensão daqueles eventos, tentamos analisá-los no que diz respeito aos aspectos políticos, sociais e militares que, entrelaçados, nos mostram, com mais clareza, as razões por que o Brasil e o Ceará foram obrigados a se envolverem naquela guerra que não era nossa.

Escrever sobre a História do Ceará na Segunda Guerra foi uma longa viagem de pesquisa, embora enfadonha, mas de grande prazer ao descobrirmos tantas coisas importantes do passado que, de outra maneira, não teríamos oportunidade de conhecê-las.

Neste modesto relato sobre aqueles acontecimentos, retransmitimos as informações coletadas de fontes fidedignas, as quais descrevem aquela tragédia a que a humanidade suportou durante seis anos.

O objetivo deste livro é levar a todos os brasileiros, especialmente, aos cearenses, algo do que realmente aconteceu em nosso Estado e na campanha da FEB na Itália da qual os nossos militares participaram.

De acordo com os documentos pesquisados, verificamos que os oficiais e praças cearenses mostraram fé, bravura, coragem, ordem, união, obediência, espírito de solidariedade e muito patriotismo.

Fazendo uma retrospectiva sobre o que tem acontecido desde o fim da guerra até agora, verifica-se que, com o apoio dos dirigentes, inclusive, das Forças Armadas, o povo cearense tem acompanhado com certo sucesso, apesar das estiagens, a evolução do mundo contemporâneo e está nos mostrando que poderá haver um futuro promissor a ser desfrutado pelos nossos descendentes.

Adquira já o seu exemplar pelo e-mail gustavoaugusto2@hotmail.com por R$30 + Frete


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme