Projeto mostra o antes e depois dos campos de batalha

marcos-renaultO projeto Old News Of The War (Velhas Notícias da Guerra), é uma iniciativa de Marcos Renault, engenheiro de formação e entusiasta da Segunda Guerra Mundial há mais de 45 anos.

Em meados da década de 90, Renault fez a sua primeira viagem à Europa e teve a ideia de registrar em forma de fotografias as diferenças entre antes e depois de vários locais onde ocorreram vários fatos e batalhas da Segunda Guerra Mundial, inspirado pela revista britânica “After the Battle”.

O projeto não conta com nenhum patrocínio ou subsídio.

Desde o início do trabalho, Renault já compor milhares de pares de fotografias antes / depois, em vários dos países que fizeram parte do teatro de guerra europeu como a Áustria, República Tcheca, Alemanha, Inglaterra, França e Itália, além de diversos campos de Concentração.

O projeto dedica uma atenção especial à campanha da Força Expedicionária Brasileira, retratando locais como: Abetaia, Alessandria, Bombiana e Arredores, Borgo a Mozzano, Borgo Capanne, Gaggio Montano, Granaglione, Iola, Lizzano in Belvedere, Massarosa, Monte Castello, Montecavalloro, Montese, Pisa, Pontescodogna, Porreta Terme, Precaria, Rocca Corneta, Staffoli, Taviano, Torre di Nerone, Trignano, Vergato, Vignola e Zocca.

As fotos estão ordenadas de acordo com a localização geográfica e a partir de agora estarão disponíveis em atualizações mensais nesta página: Old News Of The War (Velhas Notícias da Guerra).

monte castello3monte castelloFotos 1 e 2: Monte Castello, Antes e Depois. Na primeira imagem encontramos o Capitão Manoel Francisco Pacheco, do 11º RI, vestindo uniforme B-1, fazendo pose para a fotografia em frente ao Monte, sem vegetação e bastante batido por granadas de artilharia brasileira. A Casa Viteline aparece do lado esquerdo. Na foto segunda imagem, encontramos Monte Castello na atualidade.

Ao usar fotos antigas, infelizmente nem sempre é impossível atribuir o devido crédito a todos os seus autores. Elas foram coletadas de várias fontes, como WW2 Radio e Bundesarchiv, acervo particular, Arquivo Nacional, Arquivo do Exército Brasileiro, arquivo da Associação Nacional de Veteranos da FEB, acervos de amigos, livros e revistas. Caso os autores das fotos antigas (ou seus representantes) se sintam de alguma forma ofendidos com a publicação, eles precisam apenas me instruir a incluir os créditos ou solicitar a exclusão dos arquivos.

Acesse o site AQUI

montese1

monteseFotos 3 e 4: Após a conquista da cidade, soldado brasileiro caminha em direção ao seu Jeep, estacionado em frente à mansão “Villa Righi”, localizada na Via Augusto Righi, centro da pequena Montese. Duas coisas são dignas de nota nesta foto: Seguindo o costume dos nossos soldados que batizaram os seus veículos com nomes dos seus entes queridos, nomes engraçados ou sugestivos, o jipe em questão foi batizado “Annita”. A árvore em frente à mansão permanece viva no lugar até os dias de hoje, embora tenha sido bastante queimada por uma granada incendiária. As suas cicatrizes são testemunhas do terror da guerra.

A disponibilização deste conteúdo online só foi possível graças à extrema dedicação e competência técnica de Ricardo Andrade, Marcelo Rodrigo Cesário Ferreira, Lucas Torres Vasconcelos e Netuna Marketing Digital, pelo que aqui ficam os mais sinceros agradecimentos.

A companhia de minha esposa, Maria Cândida, e dos filhos, Pedro Victor e Paula, nos longos dias de pesquisa e o apoio incondicional dado a esta iniciativa e a tantas outras, também não podem ser esquecidos. A eles todo meu amor, reconhecimento e gratidão. Sem eles, nada disso seria possível.

Finalmente, não sou a favor da violência ou da guerra. Esta página é uma homenagem aos bravos soldados que deram o seu melhor para que hoje possamos viver em paz. Entre esses bravos jovens que saíram de casa sem ter certeza de sua volta, estavam mais de 25 mil brasileiros que participaram do imenso esforço aliado que culminou com pela vitória final, em maio de 1945.

Fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Itália subordinado ao Quinto Exército dos Estados Unidos.

Honra e glória aos bravos soldados que lutaram pela paz!

Honra e glória às vítimas da tirania que assolou o mundo durante a Segunda Guerra Mundial!

Marcos Moretzsohn Renault Coelho


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Vitor L A Santos /

    Boa noite

    O website “Antes/Depois” de Marcos Renault é espetacular, mas é preciso fazer uma correção acima.

    Ao que eu saiba as fotos são, ao menos por agora, todas de Renault. Fui mencionado indevidamente acima, talvez porque em algumas das fotos eu APAREÇA como modelo de referência a pedido de Renault.

    Quando há minha participação, consta meu nome, não como fotógrafo, mas como parte da imagem do “Depois”.

    Grato pela divulgação

  2. patrionostrre /

    Fascina me em muito ler e ouvir sobre os feitos da FEB. Já escrevi um trabalho lítero-histórico a respeito do pracinha Alvino Ivo de Oliveira. “Eu Combati na Itália”

Deixar um comentário

Weboy