Programação italiana pelos 70 anos da guerra

LINHA GÓTICA- Alpes Bolonheses (nordeste italiano)

Reevocação da Jornada Histórica Militar – 2ª Guerra Mundial, Itália (julho de 2014).

linea

Com o objetivo de celebrar os eventos ocorridos no último grande conflito mundial (1944-1945) em seu território, entre as forças alemãs da Wehrmacht e as tropas aliadas (Divisão Americana e a FEB) várias prefeituras localizadas nos alpes bolonheses, prepararam uma série de eventos que foram celebrados nos locais onde os fatos ocorreram. Buscaram lembrar a participação brasileira, cuja contribuição culminou com a morte de 465 soldados brasileiros e que hoje são lembrados no Monumento Votivo de Pistóia. Além das comunas italianas, houve também a participação direta do adido militar brasileiro em Roma Cel.Mario Medina.

A programação, em parte já realizada, foi levada a 4 lugares diferentes. No verdadeiro sentido da rememoração programaram-se visitas aos museus, às trincheiras, debates entre especialistas, historiadores e simpatizantes, além da apresentação de atores, exposição de viaturas militares antigas, músicas e bailes nas praças.

luglio

Sábado, 5 de julho em Castel D´Aiano.

Domingo, 6 de julho- Gaggio Montano ( local da campanha do Monte Castello)

No Parque Pineta, aconteceu umafesta com música e comida típica, debate com a participação de Mario Pereira diretor do Monumento Votivo de Pistóia, além do projeção do filme “ Sentiere di Storia”, organizado pelo historiador Gabriele Ronchetti e estudantes do município.

Apresentação de bandas musicais. 12 de julho, (sábado) e 13 de julho (domingo), Monteacuto dele Alpi ( Lizzano de Belvedere).

Próximo a majestosa montanha ( Corno alle Scale) programação cultural com a representação da atores vestidos a caráter, mostrando as forças alemãs, aliadas e partigianas. Presença do adido militar brasileiro cel. Medina, além de historiadores, jornalistas, simpatizantes, dentre os quis Giovanni Sulla, Maximo Turchi, Franca Biagi e Antonio Pozzi. Projeção do documentário “ O .Brasil na 2ª Guerra Mundial”, ainda mostra fotográfica, exposição de viaturas militares, músicas dos anos 40 e baile com vestuário de época.

Resumo e tradução do convite.
Historiadora- Profa. Carmen Lúcia Rigoni.
Curitiba 7 de julho de 2014


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes