Professor Frank McCann visita Casa da FEB

A Casa da FEB recebeu hoje a visita do Prof. Emérito da Universidade de New Hampshire Frank McCann, eminente brasilianista que se encontra no Rio para realizar palestras em Coloquio no Arquivo Histórico do Exercito e instituições acadêmicas civis e militares.

O Professor foi recebido pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Veterano Ten Israel Rosenthal, representando o Presidente General Marcio Rosendo de Melo, que se encontrava em reunião externa.

Acompanharam o visitante o Prof Israel Blajberg, Diretor de Imprensa e Divulgação, a Museóloga Raquel Machado, e a Sra. Macedo de Carvalho.

O Prof. McCann interessou-se especialmente pelos acervos museológico e documental, examinando detidamente na visita de quase 2 horas as peças do Museu da FEB e a coleção de fotografias originais da época, bem como as novas instalações do Centro de Documentação, Diretoria, Auditorio e Salão Nobre.

Ao final da visita a ANVFEB ofereceu ao Professor McCann um exemplar do Album CRUZEIRO DO SUL e publicações sobre a FEB. O Professor, que é fluente em português, registrou sua presença no Livro de Visitantes com a menção “foi um prazer visitar a Casa da FEB”.

Ficou o convite para que em próxima vinda ao Brasil realize uma palestra no auditório que acabara de conhecer nesta segunda visita, já que em 1965 o Prof. McCann esteve no Clube dos Veteranos da Campanha da Itália, ainda na antiga sede da Lapa, antecessora da atual.

Texto: Prof Israel Blajberg
Fotos: Assessoria de Imprensa e Divulgação – Djenane Almeida

FRANK McCANN é Professor Emérito de História na Universidade de New Hampshire.

Pela Fundação Fulbrithg foi Bolsista na PUC-RIO em 1965, e Professor na Universidade de Brasília (1976-77) e UFRJ (1991). Em 1998 foi Professor Visitante no Programa de Estudos de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (Boa Vista). Suas pesquisas abrangem as Relações Exteriores do Brasil, relações com os EUA, a cultura brasileira e o Exército, tendo resultado em 4 livros, além de diversos artigos, capítulos de livros, ensaios e comentários. É Comendador da Ordem de Rio Branco (1987) e detentor da Medalha do Pacificador (1995).

Livros publicados: Aliança Brasil – Estados Unidos, 1937-1945 (Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1995); A Nação Armada: Ensaios sobre a História do Exército Brasileira (Recife: Editora Guararapes, 1982). Modern Brazil: Elites and Masses in Historical Perspective (Lincoln: University of Nebraska Press, 1989 & 1991, com Michael L. Conniff); Soldados da Pátria: História do Exército Brasileiro, 1889-1937 (São Paulo: Companhia das Letras 2007 e co-edição Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora 2009).


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress主题