Portal dos Ex Combatentes de Itapetininga – Do Conselho Deliberativo

A realização das pesquisas publicadas no Portal PECItape conta com apoio imprescindível de um Conselho Deliberativo de Colaboradores integrado por personalidades de diversos órgãos culturais de Itapetininga, os quais, dentro de suas respectivas competências, em muito colaboram para o desenvolvimento dos trabalhos.

Possuem cadeira permanente no Conselho o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-076 de Itapetininga e os presidentes do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga, da Academia Itapetiningana de Letras e do Museu de Imagem e Som de Itapetininga.

O Portal conta ainda com um Patrono, ex-combatente da II Guerra Mundial de Itapetininga em vida e que representa todos os demais trinta e seis ex-combatentes do município, o qual, desde a fundação do portal em 2011 é o Sr. Victório Nalesso, cujo esboço de vida, é apresentado a seguir:

Patrono do Portal PEC Itape

Victorio Nalesso

Nascido no bairro da Chapadinha, Itapetininga, SP, a 4 de julho de 1922. Filho de Sr. Moysés Nalesso e de D. Anna da Conceição. Veterano da II Guerra Mundial, o Sr. Victório Nalesso ingressou no Exército Brasileiro em 29 de fevereiro de 1944 no 5º Batalhão de Caçadores, em Itapetininga, SP. Nesta unidade prestou o serviço militar inicial e como voluntário foi aceito para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), sendo então transferido para o 6º Regimento de Infantaria e desta unidade para o 11º Regimento de Infantaria, com destino ao teatro de operações da Itália, no segundo escalão da FEB, em 22 de Setembro de 1944. Participou de vários combates, dentre eles, Monte Castello e Montese, bem como assistiu a espetacular rendição da 148º Divisão Alemã Panzer em Collechio-Fornovo.

Retornou ao Brasil em 05 de setembro de 1945. Da sua participação na II Guerra Mundial, foi condecorado com as medalhas Cruz de Combate de 1º Classe, Campanha, Guerra, Heróis do Brasil, General Plínio Pitaluga, Expedicionário, Tributo a Batalha de Montese e Jubileu de Ouro da Vitória na II Guerra Mundial. É cidadão honorário de Montese, na Itália e sócio benemérito do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga. Co-autorou o livro “Diário de um Combatente” (Scudeler, 2005). Em 28 de Agosto de 2011, foi aclamado Patrono do PORTAL DO EX-COMBATENTES DE ITAPETININGA e, a 2 de junho de 2012, teve sua história de vida publicada em capítulo no livro ITAPETININGA: Heróis Feitos e Instituições (Scudeler, 2012). A turma de Atiradores do TG 02-076, do ano de instrução de 2012, prestou-lhe uma homenagem ao tomá-lo como patrono da turma “Sentinela dos Campos de Itapetininga“.

Casado com a senhora D. Lucinda Nunes da Costa Nalesso, possuem eles os filhos Ana Nunes, Cleide e João Mateus, os netos Marcelo, Adriana, André e Lídia e os bisnetos Pietro, Cauan e Ettore.

Diploma de Honra ao Mérito Dois Heróis Itapetininganos

Instituído no dia 8 de maio de 2012 como honraria do Portal, o Diploma de Honra ao Mérito “Dois Heróis Itapetininganos” objetiva reconhecer personalidades e instituições que promoveram e/ou colaboraram com o resgate da história da participação dos filhos de Itapetininga na II Guerra Mundial.

A concessão anual do Diploma se dá em duas datas comemorativas. A primeira, no Dia do Soldado e a segunda, por ocasião do término do ano de instrução do Tiro de Guerra. Em ambas, a concessão tem por finalidade resgatar o sacrifício realizado por dois jovens cidadãos de Itapetininga na luta pela Liberdade e pela Democracia, a saber, os soldados Sebastião Garcia e Joaquim Antonio de Oliveira, integrantes da Força Expedicionária Brasileira que no primor dos vinte anos faleceram em combate contras as hostes nazi-fascistas no teatro de operações da Itália.

A primeira concessão da honraria, ocorrida na formatura do Dia do Soldado, em 25 de agosto de 2012, no Tiro de Guerra de Itapetininga teve entre os seus vinte e seis agraciados os pracinhas Victório Nalesso e Argemiro de Toledo, ambos ex-companheiros de Sebastião Garcia e Joaquim Antonio de Oliveira quando prestaram o serviço militar inicial no antigo 5º Batalhão de Caçadores e posteriormente, durante a guerra.

Atiradores do Tiro de Guerra agraciados em 2012

Já a segunda concessão ocorreu na solenidade de término do ano de Instrução do Tiro de Guerra de Itapetininga, em 9 de novembro de 2012, quando os atiradores Rodrigo e Meira foram agraciados em face da indicação que receberam do Chefe de Instrução pelo destaque demonstrado ao longo da prestação do Serviço Militar inicial: civismo, caráter, dedicação e respeito à história pátria.

Em 2013, no Dia do Soldado, cinquenta personalidades de itapetininga, região e outros estados, entre civis e militares, foram agraciadas com a maior honraria do Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga. Entre estas, destacamos a senhora Lusia de Oliveira, irmã do herói Joaquim Antonio de Oliveira, os pracinhas Amasilio Paulo de Campos e Higino Mendes de Andrade, bem como os historiadores Carlos Roberto C. Daróz, Eder Jacomino e Dérek Destito Vertino, todos parceiros do PECItape na missão de divulgar a memória e os feitos de nossos pracinhas no maior conflito armado do século XX.

Além da concessão do Diploma, a solenidade do Dia do Soldado de 2013 realizada pelo Tiro de Guerra de Itapetininga possibilitou ao portal que uma homenagem póstuma fosse prestada ao ex-combatente itapetiningano José Albino, o qual agraciado foi com a Medalha Heróis do Brasil, da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Seção São Bernardo do Campo, SP. Por ser póstuma a concessão, seu bisneto Leornardo Albino foi o outorgado com a medalha pelas mãos do patrono do Portal, o veterano Victório Nalesso.

Pesquisa e divulgação para as gerações futuras

Além do resgate da memória e dos feitos de nossos pracinhas por intermédio da concessão de honrarias e da participação em solenidades junto ao Tiro de Guerra de nossa cidade, o Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga também realiza a divulgação da epopéia itapetiningana na II Guerra Mundial por intermédio de capítulos de livros, bem como artigos em jornais e revistas.

CONHEÇA O PORTAL DOS EX-COMBATENTES DE ITAPETININGA


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. meu pai Eugênio Annunciato fez parta da revolução 32 posso provar como fazer para ele fazer parte dessa instituição obrigado

Deixar um comentário

WordPress Themes