Pistóia, Quadra 28 – Edição Limitada! Reserve já o seu exemplar!

Perto de São Ilario D’Enza chegamos a umas pequenas casas. Um grupo de pessoas nos olham com hostilidade. Já sabemos que é pelo maldito uniforme verde. Quando dissemos que somos brasileiros começam a gritar:

- Liberatori! Brasiliani!

Surgem mulheres e velhos de dentro das casas trazendo vinho e ovos. Enchem nosso auto de ovos. É o que tem para oferecer e querem dar alguma coisa. Aparecem duas moças que começam a chorar de alegria:

- Como vocês demoraram! Ah, mas vieram! Nós sabíamos que vocês viriam! Nós esperamos sempre. Muito obrigada, muito obrigada!

É impossível não se emocionar. Queria que os fascistas brasileiros, os malditos políticos e figurões germanófilos vissem isto…

“Pistóia, Quadra 28″ é um Romance de Paulo Afonso Paiva

O livro narra acontecimentos referente à transformação de Recife, durante a Segunda Guerra Mundial e a participação de brasileiros do nordeste, na Itália. Fala da frente de combate e dos bastidores da guerra onde se apagam fronteiras entre países, entrei idéias, entre norte e sul, entre o justo e injusto. Na sua maioria, são apenas homens lutando para sobreviver, questionando consigo: o que estou fazendo aqui?

O livro inclui experiências pessoais de alguns personagens elevados à lição universal; descrições precisas em linguagem acessível; registro de fatos da época baseados em pesquisas do autor, levantando dados verdadeiros.

Paulo Paiva intercala com maestria, vozes narrativas sobre a guerra com digressões que descrevem aventuras, incluindo curtas histórias de amor, comuns naquelas circunstâncias, entre soldados e mulheres dos lugares por onde passavam. Usando desta estratégia ameniza a aridez do tema, tornando o trabalho agradável de ser lido. O autor escreve com objetividade deixando transparecer a capacidade de transformar fatos do doa-a-dia em agradáveis histórias, cheias de sentimento e por vezes de humor. Com habilidade e leveza apresenta um texto harmonioso repleto de informações.

Paulo Paiva é um observador dos fatos à sua volta de onde recolhe mensagens que vistas através de sua agudeza de espírito, resultam em lições fáceis de serem absorvidas.

Vilma Clóris Carvalho

O autor é Oficial de Marinha, retirado. Publicou os seguintes livros: “O Avestruz Voador”, contos e crônicas; “Cabanga Club”, contos; “Ponte Giratória”, crônicas; “Cais da Alfândega Blues”, crônicas.

O autor mora atualmente no Recife-PE. É membro da SOBRAMES-PE (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores) e UBE (União Brasileira de Escritores).

Quem se interessar, escreva para o e-mail paivap50@gmail.com  , que remeterei pelos Correios. O livro custa R$ 33,90 (frete incluso).


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Ednaldo Bezerra /

    Há pouco, terminei de ler “Pistóia, Quadra 28″. Gostei bastante. O livro é muito bom – instrutivo e a leitura flui num ritmo legal. A história e o enredo são bem elaborados, há unidade no texto. Os casos reais entrelaçados com a ficção dão verossimilhança à obra. Parece mesmo que o narrador esteve lá no Teatro de Operações (no imaginário, com certeza presenciou os acontecimentos). Por fim, acrescento que a leitura, além da emoção vivida pelos personagens, causou-me curiosidade em conhecer as cidadezinhas italianas onde houve os combates. Se eu tiver oportunidade de ir à Itália, certamente, elas farão parte da minha programação turística.
    Parabéns!
    Ednaldo.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Especial Dia dos Namorados: Cabanga Club, de Paulo Afonso Paiva | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Pistóia, Quadra 28 – Edição Limitada! Reserve já o seu exemplar! [...]

Deixar um comentário

Weboy