Pesquisador recebe a visita de Mário Pereira e é presenteado

Enquanto lá fazia-se a guerra, aqui faziamos música

MARIO PEREIRA VISITA O ACERVO DE DISCOS MUSICAIS EM 78 RPM SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA 2ª Guerra. O Brasil esbanjou em composições destinadas a época creio que nenhum outro país teria esta facilidade , bem entendido por que enquanto na Europa se fazia Guerra aqui faziamos musicas.

O Pesquisador Claudevan Melo recebeu uma relíquia vinda do Mausoléu dos Pracinhas Brasileiros na cidade de Pistóia-Itália. Trata-se de um punhado de terra de onde fôra sepultado o conterrâneo e soldado padioleiro, Eduardo Gomes dos Santos, morto em ação por estilhaço de granada quando fazia socorro a seus companheiros nos campos de batalha durante a 2ª Grande Guerra Mundial.

Mario e ClaudevanMomento em que o pesquisdor Claudevan recebe um presente da Itália nas mãos de Mário Pereira

Trazida pelo administrador do monumento votivo Mario Pereira ao Claudevan, como um sacrário do filho de Rio Largo-AL que deixou em 1944 a provinciana cidade alagoana para entregar sua vida e deixar seu nome na Historia, pela derrocada do Nazi-Facismo, não haverá maior bem para a humanidade senão a aquele que sacrificou sua vida em prol do bem maior a Liberdade.

Padioleiro Eduardo Gomes dos Santos

eduardo1

Filho de João Gomes dos Santos e Marciolina Gomes dos Santos, nasceu em Cachoeira, Município de Rio Largo (AL), no dia 21 de Dezembro do 1924. Fez o curso primário nas escolas da Cia Alagoana de Fiação e Tecidos, no mesmo município. Foi fiandeiro na Fábrica Cachoeira até 1941. Tirou o curso de padioleiro no Centro de Instrução da 7ª Região Militar, em Aldeia, Pernambuco. Faleceu em ação na região de Montese no dia 14 de abril de 1945. Unidade: Batalhão de Saúde.

mario terra 2Presente do amigo Mario Pereira ao colega Claudevan Melo:  Um punhado de terra de onde fôra sepultado o soldado padioleiro Eduardo Gomes dos Santos

eduardoLápide do padioleiro tombado na Itália no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra no Aterro do Flamengo


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. isalete leal /

    Sem palavras.É emocionante!

  2. Fatima Inhan /

    Que emocionante!!!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme