Pesquisador lança a 2ª Edição de livro sobre socorrenses na FEB

Derek Destito Vertino

Após o sucesso da 1ª edição em 2011, o historiador Derek Destito Vertino dá andamento ao projeto com vocabulário simples, resgatando um tema que foi esquecido por mais de 65 anos e reivindica monumento como reconhecimento.

Após o torpedeamento de navios brasileiros por submarinos alemães e italianos, o governo brasileiro declara guerra ao eixo e mobiliza uma Divisão de Infantaria para a Campanha da Itália (1944-1945). Apesar de todas as dificuldades, os brasileiros libertaram dezenas de vilas italianas, fizeram aproximadamente 20.000 prisioneiros de guerra e colaboraram com a queda do nazi-fascismo na Europa.

“Havia uma contradição: vivíamos em uma ditadura e lutamos ao lado das forças democráticas. A primeira vitória da FEB no retorno para a casa foi a queda de Vargas e o retorno da democracia.”, afirma Derek.

Os socorrenses homenageados no livro atuaram na Defesa do litoral nordeste e Campanha Brasileira na Itália, demonstrando a maior prova de cidadania: servir o país em período de guerra.

Os jovens Benedito Vaz de Lima, Thomás Marcelino Borim, Luiz Granconato, Manfredo Lugli, José Maria Teixeira e outros 25.000 rapazes de todos os cantos do Brasil enfrentaram o experiente Exército Alemão durante vários meses na Itália. Na defesa do litoral, Ramiro Zucato serviu no nordeste brasileiro para o esforço de preservação do nosso território no caso de uma invasão estrangeira.

O trabalho de Derek é reconhecido fora da cidade, tendo como destaque a Medalha Expedicionário (Associação dos Ex-Combatentes de São Paulo) e Diploma de Mérito Benjamin Constant (Instituto dos Docentes do Magistério Militar e Colégio Militar de Santa Maria/RS).

A obra comprova que decorridas décadas muito ainda se tem para discorrer sobre a FEB, com informações valiosas e originalidade. A capa do livro é uma colaboração do talentoso Ilustrador e Designer pernambucano, Marco Marins.

 

Derek

Da Glória ao esquecimento: os socorrenses na Segunda Guerra será lançado no dia 17 de Janeiro (sexta-feira) na sede da sociedade italiana às 20 h.

Quero agradecer o apoio dos patrocinadores e apoiadores: Vitrine Cosmeticos,Instituto Vitrine, Açougue Scalla, Itafácil Seguros, Belmes Planejados, Jet Socorro, Alessandra Tonelli Dos Santos, Centro Educacional Horizonte, Bernadete Moraes, Bonetti Materiais para construção, Eder Sambo, Sambo Consultoria,Terápica Farmácia, Anderson Cisman, Erika Regina, Forato Móveis Planejados, Socopisos, Arthur Saito (Padaria Vitória), Luiz Antonio Valdo (Mulriprev), Arquipav, Comercial Montini Montini, Power Jet, Lincoln Zucato, Agropesc, Bráulio Relojoaria, Brasva, Leandro Lima, Raquel Cristina Verzani Cagnassi (Dona Cida),Jornal O Município, Marisa Souza Pinto Fontana, MariaTereza Ferraz Do Carmo,Itta DigitalMarketing, Itamar Mariano e MidiaFm Socorro!

patro

Compre o seu exemplar por apenas R$25 com frete incluso no e-mail:
derekdestito@hotmail.com ou derekdverino@gmail.com


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

8 comentários

  1. Carmen Lúcia Rigoni /

    Parabéns ao historiador Derek D.Vertino pela 2ª edição do sue livro Glória e Esquecimento.Nesta edição buscou o autor uma nova organização do texto, por meio de uma explicação histórica simplificada onde a narrativa conduz o leitor à cena dos acontecimentos, no modelo exemplar de uma historiografia tão comemorada em nossos tempos.Também ha que se ressaltar a importancia do Portal FEB para todos os que amam a História Contemporanea Brasileira, quando Derek nos conclama ao registro de uma memória histórica e que estava aos poucos sendo esquecida. Agradecemos portanto a oportunidade e o espaço aberto aos escritores neste fabuloso meio de comunicação.

    Sucesso Derek!!!

    Carmen Lúcia Rigoni- historiadora.

  2. isalete leal /

    Parabéns ao meu amigo Derek pela segunda edição. Sei que fará o mesmo sucesso da primeira edição.
    Recomendo a todos esse livro.
    Eu tenho a primeira edição e vou querer a segunda.

  3. Lucas Viana Nogueira /

    Muito bom esse livro, parabéns professor. Tenho 2 parentes veteranos da segunda guerra mundial. Um foi o chamado soldado da borracha e mora e é natural do Ceará. O outro lutou na Itália com a FEB e também é do Ceará, mas reside no Paraná. Desses 2 tenho contato apenas com o soldado da borracha(por eu residir no Ceará). Os 2 são meus tio-avós.

  4. Luiz Valdo /

    Parabéns Derek, se não fosse vc a fazer esse trabalho quem o faria?
    Força, pena que coopero com muito pouco com vc, quero vê-lo em breve.
    Luiz Valdo

  5. Olá Dr Luiz. Obrigado pelo patrocínio. Abração

  6. antonio fidelis /

    Derek, parabéns pela publicação do livro ” da glória ao esquecimento ” com istas lembranças os socorrenses devem estar felizes, eu fiquei muito contente ao entrar no portal da FEB e lá consegui ler o nome do meu sogro (falecido) José Maria Teixeira. E a construção de um monumento em homenagem a estes heróis, como está o andamento???

  7. Anderson Gonzaga Dias /

    Parabéns, pela obra e iniciativa de resgatar á história brasileira, para que no amanhã, nunca se esqueçam, do que esses heróis, fizeram pelo mundo, sabedores que somos, que a história é o laboratório da vida.

  8. HERBERT SEABRA /

    TODO BRASILEIRO DEVERIA LER O LIVRO SOBRE A FEB, A HISTORIA DOS NOSSOS HEROIS QUE ESTIVERAM NA GUERRA DA ITALIA E GANHARAM A GUERRA, VIVA A FORÇA EXPEDICIONARIA BRASILEIRA

Trackbacks/Pingbacks

  1. Da Glória ao Esquecimento: os socorrenses na Segunda Guerra | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - […] Leia também: Pesquisador lançou a 2ª Edição de livro sobre socorrenses na FEB e Pesquisador lança a 2ª Edição de livro sobre …
  2. Serra Negra abrigou nazistas refugiados após a Segunda Guerra Mundial | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - […]   Fontes: Burini, Pedro. O Anjo da Morte em Serra Negra: A agradável estância abrigou …

Deixar um comentário

Weboy