PE Comemora 70 Anos com Homenagem a Herói da FEB – Cap SABINO

Hoje 06 dez 2013 o 1º. BPE comemorou 70 anos de sua criação, como Pelotão de Policia Militar orgânico da FEB, que embarcou com 66 homens sob o comando do então Ten SABINO para a Itália em jun/1944. Foi ele o organizador e primeiro Comandante da 1ª Cia de Polícia do Exército, durante toda a campanha da FEB na Itália, tendo sido agraciado com varias medalhas, entre as quais a Bronze Star do V US Army e elogio pessoal do Major General Willis Crittemberger, Comandante do IV Corpo de Exercito.

Após a guerra a subunidade por ele comandada foi transformada no 1º Batalhão de Polícia do Exército (Tijuca-Rio).

Na década de 60, muitos antigos alunos do CPOR/RJ conheceram o Maj José Sabino Maciel Monteiro como Instrutor-Chefe do Curso de Cavalaria do CPOR/RJ, no tradicional quartel da Quinta da Boa Vista, que durante muitos anos ali formou a “Reserva Atenta e Forte”. O CPOR é a Casa de Correia Lima, jovem Capitão que há 80 anos teve uma percepção incrível.

Lutou e finalmente conseguiu do Ministro da Guerra a criação de uma escola militar que receberia estudantes das faculdades e os formaria como oficiais da reserva.

O próprio Maj Sabino foi aluno desde mesmo CPOR, prédio neoclássico construído em 1920, no Governo Epitácio Pessoa pelo então General Rondon, Diretor de Engenharia do EB, de onde em um dia já distante do ano de 1944 partiu rumo ao desconhecido, para sob a bandeira brasileira, defender a democracia e a liberdade mundial nas montanhas geladas da Itália.

No histórico quartel que hoje abriga o MMCL, ao longo de 36 anos, de 1931 a 1966, o Exército Brasileiro formou a sua Reserva Atenta e Forte, 36 turmas da tradicional Casa de Correia Lima, cerca de 10 milhares de Oficiais R/2 passaram pelos portões deste vetusto casarão dos quais mais de 200 tenentes integraram a FEB.

No retorno da tropa da Italia, o Casarão do Andarai, Rua Barão de Mesquita 425 passou então a sediar a recem criada Policia do Exercito, sucedendo a Cia de PE comandada pelo Cap SABINO, sob a inspiração do saudoso Marechal Zenobio da Costa, Comandante da Infantaria Expedicionaria, sendo o PE numero 1 o Gen Domingos Ventura Pinto Jr. Vieram os “Catarinas”, as missões de paz no Timor e Haiti, Rio+20, JMJ e tantas outras.

Hoje 06 de dezembro um ato de justiça removeu a pátina do tempo que pesava sobre a memória do bravo Ten Cel SABINO. Seu retrato foi inaugurado encimando a Galeria de Ex-Comandantes da PE, por suas filhas Sueli e Marta, presentes o Comandante Militar do Leste Gen MODESTO e o ChEM Gen Alvaro, bem como antigos comandantes da PE e veteranos Catarinas vindos especialmente do Sul para as comemorações, resultado da ação do 1º. BPE, Academia de História Militar Terrestre do Brasil do Distrito Federal, presidida pelo Gen Div Arnaldo Serafim, e Veteranos PE homenageando assim um herói nacional pela sua gloriosa participação em combate nas operações da Força Expedicionária Brasileira.

Uma Vez PE – Sempre PE !

Texto e fotos
Assessoria de Imprensa
Casa da FEB
Prof Israel Blajberg
06 dez 2013


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress Themes