Esse momento registra a participação feminina no XXIV Encontro Nacional dos Veteranos da FEB em Juiz de Fora-MG, quando CARLOTA MELLO ( 98 anos), integrante do Quadro das Enfermeiras, nos brinda com sua generosa “fala de incentivo” ao invocar lembranças dos cuidados profissionais dispensados aos nossos feridos nos campos de batalha, na Itália. A sua “luta” foi para manter a vida!
Em sua folha de alteração lê-se o seguinte boletim do Ten.Cel.Med. Dr. Augusto Sette Ramalho: “A 2ª Ten Enfermeira CARLOTA MELLO, foi elemento de grande valia nesta Seção. Revelou-se junto aos seus doentes, mostrando-se sempre cuidadora nos seus deveres, pontual e eficiente. Soube conquistar a estima de seus chefes e de todos que a tiveram como companheira de trabalho, impondo-se a estima de todos também pela sua conduta irrepreensível.”
Diga-se que as demais 72 Enfermeiras da FEB, foram devidamente lembradas por suas atuações, destacando-se a Cap. Virginia Portocarrero e Cap. Aracy Arnaud Sampaio (in memoriam).
A historiadora oficial da FEB, professora Carmem Lúcia Rigoni contemplou a plateia do Encontro Nacional ao registrar carinhosamente esses Anjos de Branco e seus feitos heróicos.
Maria do Socorro Sampaio, filha da Cap. Aracy convocou a família FEBIANA para reverenciar tambem suas Veteranas ENFERMEIRAS.
Colaboradora: Socorro Sampaio M. Barros, filha da Cap. Enfermeira Aracy Arnaud Sampaio
socorrosmbarros@yahoo.com.br
VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!
Histórias da FEB, um documentário sobre os 200 de Petrópolis
Conheça a equipe da HQ 1942 – O CONFLITO: A Guerra que Vivi
Nota de Falecimento: Amasilio Paulo de Campos
Rondon - O Marechal da Selva
Dia da Vitória e a história (quase) esquecida da participação brasileira
Enfermeiras de Guerra: da FEB à COVID-19
Que lindas e corajosas foram estas mulheres naquela època,bjs a todas.
Sou um profundo admirador dessas veneráveis e valorosas
mulheres”Anjos Brancos ” que tanta importância prestaram aos
nossos “pracinhas na Itália.” Hoje,esquecidas por muitos quando
padecemos de valores humanos, homens e mulheres para servir
de exemplo aos nossos filhos e netos. Chega o dia internacional da mulher, e nenhuma homenagem é prestada à essas abnegadas mulheres, que honraram nosso país, e nos deixaram um legado de orgulho e admiração. Que DEUS lhes paguem por tudo..! Corpo de enfermagem da F.E.B.
Gratidão Jose Marciano por seu carinho com essas valorosas brasileiras. Mulheres corajosas por enfrentarem o “medo da guerra” servindo ao país e seus feridos. Nesse evento de 2012 nossa heroína Carlota Mello nos deixou o legado de sempre registrar essa significativa passagem patriótica feminina.