Panzerfaust – El sitio de Berlín

O livro é um romance escrito por Don Ignacio Garcia Zurita.

Mais do que uma guerra histórica, o romance narra as lutas de um grupo de soldados alemães nas ruínas de Berlim, durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial na Europa. Poderia ser uma história banal, mas o autor conseguiu dar algumas características muito interessantes.

Uma delas é que, exceto por pequenas exceções, as celebridades não têm lugar no romance. Os protagonistas são apenas soldados, o que traz um outro aspecto interessante da narrativa. Poderia ser chato, mas acontecimentos descritos no livro acontecem exatamente assim: uma emboscada após o outro, um prédio após o outro e o cansaço enorme para manter a luta.

Em “Panzerfaust” vamos encontrar muitas, muitas razões e muitas personalidades, e embora nem todos são desenhados na mesma medida nenhuma delas deixa de ser humano: veteranos ou novatos, todos sofrendo e tentando se desviar da foice da morte, alguns sem sucesso. A verdade é que cada um dos personagens do romance pode ser dispensável, algo que o autor vai mostrar em breve, cruelmente eliminar qualquer um de seus personagens quase desde o início. O que nos leva a isso, tem sido a parte mais difícil da leitura: os nomes. Muitos estrangeiros e suficiente para fazer uma falta, às vezes, especialmente porque na mesma proporção em que alguns desaparecem da cena, outros chegam.

O romance tem um personagem principal: Berlim. Os lugares que povoam o romance poderiam ter sido chamado de outra maneira, e reação, as defesas de todos os custos, as retiradas de ruínas, caos e violência que passam antes de o leitor poder ter tido a experiência de qualquer outro combatente naquela cidade. Não é apenas um aspecto que permanece o mesmo: as experiências do alemão em Berlim, o colapso completo do “Reich de mil anos.”

O autor decidiu negar os soviéticos qualquer personalidade. Como certamente sentiram a maioria dos soldados defensores que mataram ou foram mortos por eles, caças soviéticos são apenas números ou máquinas: sem rosto, sem sentimentos, sem personalidade, sem veteranos ou novatos.Se eu tivesse que dar um aviso: pode ser chato para um leitor não muito experiente, precisamente por causa da precisão e da atmosfera discutidos. Em suma: um grande livro em primeiro lugar.

Título: Panzerfaust. El sitio de Berlín
Autor: Ignacio García Zurita
Ano: 2010
Editoria: Gráficamente ediciones
Páginas: 292
ISBN 978-987-1601-11-0

Fale com o autor do livro: http://www.facebook.com/ignacio.garciazurita


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress Themes