A HQ “O Elísio”, contemplada pelo Proac 2018, está em fase de produção e irá narrar a jornada do soldado Eliseu¹, que após uma série de batalhas na Itália, durante a segunda guerra mundial, é feito prisioneiro dos nazistas. A obra é uma iniciativa do talentoso Renato Dalmaso (Design Gráfico-FMU / História-UNICSUL), com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2019.
“As atitudes selvagens dos alemães causaram grande ódio entre as populações civis. Junto à residência de Dona Maria havia uma forca que chamava atenção pelo enxame de moscas que a rodeavam. Dona Maria contou a Eliseu e seus amigos um episódio da violência germânica acontecida algumas semanas antes da presença da FEB no vilarejo. Os alemães enforcaram um jovem que se rebelou contra os nazistas, a ponto de lhes atirar pedras. Essa atitude insana do jovem não podia passar sem uma punição por parte dos nazistas. (…) O jovem tentou desatar o laço, mas teve os braços decepados com golpes de sabre. Eliseu duvidou daqueles fatos de início, mas ao ver a família do jovem aos prantos diariamente no local da execução, passou a dar mais crédito a historia (Bondesan,1947).”
Fonte: Douglas de Almeida Silva, Memórias De Um Prisioneiro De Guerra, São José Dos Campos, 2011.
¹ Eliseu de Oliveira foi um expedicionário de São José dos Campos, membro da 3ª Companhia do 1° batalhão do 6° Regimento de Infantaria. Eliseu faleceu em 2012 e foi objeto de estudo da monografia “Memórias De Um Prisioneiro De Guerra” (Almeida, Douglas. UNIVAP, 2011)