O Elísio – História em Quadrinhos

A HQ “O Elísio”, contemplada pelo Proac 2018, está em fase de produção e irá narrar a jornada do soldado Eliseu¹, que após uma série de batalhas na Itália, durante a segunda guerra mundial, é feito prisioneiro dos nazistas. A obra é uma iniciativa do talentoso Renato Dalmaso (Design Gráfico-FMU / História-UNICSUL), com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2019.

“As atitudes selvagens dos alemães causaram grande ódio entre as populações civis. Junto à residência de Dona Maria havia uma forca que chamava atenção pelo enxame de moscas que a rodeavam. Dona Maria contou a Eliseu e seus amigos um episódio da violência germânica acontecida algumas semanas antes da presença da FEB no vilarejo. Os alemães enforcaram um jovem que se rebelou contra os nazistas, a ponto de lhes atirar pedras. Essa atitude insana do jovem não podia passar sem uma punição por parte dos nazistas. (…) O jovem tentou desatar o laço, mas teve os braços decepados com golpes de sabre. Eliseu duvidou daqueles fatos de início, mas ao ver a família do jovem aos prantos diariamente no local da execução, passou a dar mais crédito a historia (Bondesan,1947).”

Fonte: Douglas de Almeida Silva, Memórias De Um Prisioneiro De Guerra, São José Dos Campos, 2011.

¹ Eliseu de Oliveira foi um expedicionário de São José dos Campos, membro da 3ª Companhia do 1° batalhão do 6° Regimento de Infantaria. Eliseu faleceu em 2012 e foi objeto de estudo da monografia “Memórias De Um Prisioneiro De Guerra” (Almeida, Douglas. UNIVAP, 2011)


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Themes