
Coronel de Artilharia Helio Mendes, ocorrido ontem a noite,
sabado 25 dez 2010, no Hospital Copa d’Or, em Copacabana- RIO,
onde se encontrava internado há alguns dias.
Cel Hélio Mendes – Breve Resumo Biográfico
Natural de São Paulo, SP, declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia na turma de janeiro de 1944 da Escola Militar do Realengo.
Escolheu o Grupo-Escola de Artilharia para servir, já que a unidade integraria a Força Expedicionária Brasileira. Embarcou para a Itália em 22 set 1944 no 1°./1°. Regimento de Artilharia Pesada Curta, retornando em 22 ago 1945. O 11°. GAC – Grupo Montese é a unidade sucessora do Grupo Escola – I/1º RAPC (4º Grupo de Artilharia 155 da FEB) onde o então Ten Helio Mendes comandou a Linha de Fogo da 1ª Bateria, sendo ainda Observador Avançado e Oficial de Manutenção da 1a Bateria / IV Grupo de Obuses. Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo.
Por duas vezes nomeado instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Entre julho de 1959 a junho de 1961, realizou o curso da École Supérieure de Guerra da França. De agosto de 1965 a novembro de 1967 comandou o 8o Grupo de Artilharia a Cavalo de Santana do Livramento – RS. Em 1967, foi promovido ao posto de Coronel. No ano de 1971, cursou a Escola Superior de Guerra. Passou para a reserva em 1976. Pertenceu ao corpo permanente da Escola Superior de Guerra.
O velorio do Heroi da FEB Coronel de Artilharia Helio Mendes será realizdo
a partir de 13h na Capela 2 do Cemiteriro Sao Joao Baptista, Botafogo – RIO.
O falecimento ocorreu as primeiras horas de hoje, domingo 26 dez 2010,
no Hospital Copa d’Or, Copacabana- RIO, onde se encontrava internado há alguns dias.
Israel Blajberg
Diretor de Relações Publicas
ANVFEB -CASA DA FEB
Fico muito triste com notícias de falecimento de heróis da FEB, pois é uma página gloriosa da história do Brasil que morre com eles. Que Deus lhe dê o descanso eterno Coronel “herói” Mendes! Meus sentimentos a família.
São em momentos como este, quando paramos para pensar no que homens como o Cel Helio Mendes fizeram para homesns e mulheres nascessem livres dos grilhões do nazismo, em particular, lembro que nasci justamente naquela época, e que devo a minha liberdade, devo a democracia,devo a vida livre, inclusiv de meus familiares, a ele e seus camarads de todas as armas. Emocionado envio a seus familiares e camaradas todo o meu sentimento de pesar pela perda, enquanto digo. SOU UM HOMEN LIVRE!! OBRIGADO CORONEL MENDES!! hurra!!!!
Meus sentimentos a família,mais um heroi que se vai, só o tempo para aceitar a perda, a SAUDADE continua sempre.
meus sentimentos a familia
MAIS UM HEROI QUE NOS DEIXA,ESTOU NO RIO GRANDE DO SUL E SEMPRE PROCURO SABER DE NOSSOS VELHINHOS QUE AINDA SOBREVIVE PRINCIPALMENTE NA ASSOCIAÇAO DOS EX COMBATENTES LA EM BRASILIA,POIS O PAI DE UM AMIGO MEU,TAMBEM JA FALECIDO,ERA EX COMBATENTE.QUE DEUS O TENHA,E QUE SUA FAMILIA TENHA CONFORTO DO CRIADOR E QUE SE ORGULHEM PELO PAI QUE TIVERAM. ABRAÇO A TODOS.
Meus sentimentos a família Cel. Hélio Mendes.
Meu pai, Hildebrando de Almeida Gomes, também era Ex- Combatente, veterano da FEB. Faleceu aos seus 93 anos de idade, no dia 17/12/2010.
Ele era poeta, escreveu um livro: Guerra e Paz.
Nossa família sofre com a grande perda de um homem tão especial, paizão, amigo e tinha uma capacidade incrível de amar as pessoas.
Nos deixou uma bela lição de vida!
“A maneira mais sábia de se viver é na simplicidade,honestidade e no amor.”
Mas, Deus, certamente abraça os seus filhos no momento que Ele decide.
Abraços,
Lígia.
bom dia a todos sou estudante de historia da segunda guerra mundial e da f.e.b muito obrigado pelo maravilhoso site
a artilharia brasileira naum perdoava estava bem mais a frente das demais ja que os pracinhas foram os que mais avancaram naquele fronte quando a artilharia inglesa ou americana atirava os alemaes sabiam,mais quando a nossa artilharia abria fogo eles gritavam e corriam porque a precisao do bombardeio era devastador
que deus os tenha em bom lugar muito obrigado ate mais
Lamento muito o seu falecimento. Tive o prazer de trabalhar com ele na NUCLEBRÁS. Era um grande homem. Apesar de não ve-lo há anos, pois atualmente estou morando fora do Rio de Janeiro, é com pesar e tristeza que fiquei sabendo de sua passagem. Vá com Deus meu amigo!
Me deixou muito triste o passamento do Cel.HÉLIO MENDES,fiquei sabendo com atraso.Trabalhei com o Brig.
Osvaldo Pamplona, que foi expedicionário também e me falava
do cel. Hélio.
vida eterna a esses verdadeiros heróis da patria..por + que não o conheçi pessoalmente fico costernado pelo faleçimento deste grndioso homem.. o que não morre vive para sempre em nossos pensamentos..mas o q se apaga aos poucos é a história que partiçipou..não vamos deixar q isso se apague..abraço….. valtoir defaveri dois vizinhos pr