Morte no Atlântico Sul – Marco Antônio Coelho de Souza

A narrativa romanceada dos acontecimentos descritos neste livro se deve aos momentos vividos pelo irmão do autor e também aos noticiários daquela época, em que havia muitas verdade e, muitos boatos, com referência ao aporte de embarcações do governo nazista, no litoral sul do Brasil.

Procurou-se, nesta ficção, passar aos leitores a imagem de um país em plena conflagração da segunda guerra mundial, quando o Brasil viveu momentos que marcaram a sua trajetória política para o futuro, já que a vitória dos aliados sobre as forças do eixo provocou a queda do Getúlio Vargas, encerrando um período longo de autoritarismo, voltando então o país à normalidade democrática.

É sabido que o Governo Brasileiro tinha uma política dúbia quanto ao rompimento das relações com o Terceiro Reich. Aparentemente devido a este motivo, não havia controle sobre as embarcações e submersíveis que navegavam no litoral brasileiro. Devido a isso, a possibilidade de ter acontecido o abastecimento de submarinos no litoral sul, é muito provável pois os mesmos teriam total liberdade de aportarem em nossas costas, em pontos estratégicos, sem serem molestados.

Porém, com a pressão dos Estados Unidos da América, para que o Brasil entrasse na guerra ao lado dos Aliados, deixando a neutralidade, fez com que o Presidente Getúlio Vargas, após muitas conversações, tomasse a decisão de rompes relações diplomáticas com a Alemanha e, posteriormente, declarar guera à forças do eixo.

A partir desse fato, o Governo Brasileiro passou a patrulhar o litoral, afastando as embarcações inimigas.

.

O personagem Carlos, em que é baseada toda esta ficção, na realidade trata-se de um cidadão que nasceu no sul do país, em 1916 e passou a infância e juventude naquela região, vivendo uma época conturbada, com revoluções, levantes, intentonas e a famosa Coluna Prestes. Forjando a sua personalidade com esses acontecimentos, também vivendo momentos políticos marcantes como estudante, tanto no curso Pré-Universitário, como na Universidade.

Preço: R$20

E-mail de contato: marcoacsfilho@gmail.com


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Themes