Monumento Homenageará Franco-Brasileiro Morto em ação

A Casa da FEB está colaborando com a AFAC – Association Française des Anciens Combattants du Brésil, presidida pelo Comte Roland Jean Jacques Melo, para localizar parentes do Sargento Georges Schteinberg, a pedido da Comissão Organizadora, que os procura para que possam comparecer a inauguração do Monumento.

monumento holanda

 

Schteinberg residia no Rio de Janeiro e se alistou na Força Aérea da França Livre. Em missão de bombardeio sobre Charleroi na Bélgica ocupada, seu Douglas Boston IIIA BZ 393 do 342 Squadron Lorraine des Forces Aériennes Françaises Libres, com um motor em chamas projetou-se sobre o solo, atingido pelo fogo antiaéreo há 70 anos em 22 de outubro de 1943.

Schteinberg foi condecorado post-mortem com a Médaille de la Résistance et Croix de Guerre avec Palme, por Decreto de 12 de janeiro de 1945, assinado em Paris pelo General De Gaulle.

A citação da Medaille Militaire o descreve como excelente metralhador, alistado desde a primeira hora na FAFL, 1º Esquadrão do 20º Grupo de Aviação – Lorraine. O diploma vai assinado de próprio punho pelo Gen De Gaulle. O documento cita George como tendo uma morte gloriosa frente ao inimigo.

monumento holanda1

 

Do Brasil cerca de 140 franceses seguiram de 1941 a 1944 para lutar na II Guerra Mundial. Uma placa no terceiro andar da Maison de France homenageia os que morreram em combate, onde figura o nome de Georges Schteinberg. Os nomes constam do livreto Action des Comites France Libre au Brésil, 1940-1945. Um retrato do General Charles De Gaulle abre o livreto, com uma dedicatória de próprio punho:

Au Comite des Francaises du Brésil, – C. De Gaulle 25/06/42

 

Informativo Casa da FEB – Rio, Agosto de 2013


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Nenhum comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. MONUMENTO HOMENAGEARÁ FRANCO-BRASILEIRO MORTO EM AÇÃO | TOK de HISTÓRIA - ROSTAND MEDEIROS - […] Fonte - http://www.portalfeb.com.br/monumento-homenageara-franco-brasileiro-morto-em-acao/ […]

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes