Memoriais ao Holocausto Merecem Inserir-se em Belas Paisagens?

holocaust1Foto: Reprodução

Memoriais ao Holocausto agridem a paisagem?  Depois que o Holocausto feriu de morte a Humanidade, o que poderá ser pior? O valor didático do brado de alerta veiculado supera a contemplação da paisagem. Muito mais importante é veicular a mensagem universal de conscientização da sociedade:

 “… Que jamais aconteça outro Holocausto, em qualquer lugar, contra quem quer que seja…”

UNESCO/ICOMUS, Associações de bairros e outros precisam conhecer melhor o que foi o Holocausto contra a Humanidade, para que entendam as razões didáticas e o significado para a sociedade carioca e nacional de um Memorial em Botafogo – RIO.

Seria ótimo se assimilassem o valor da mensagem, deixando de se ensimesmar em suas perorações. Apenas perdem tempo, que poderia ser melhor utilizado para estudar os muitos problemas, esses sim realmente agudos e urgentes, que afligem nosso patrimônio histórico e paisagem carioca.

A razão se superpõe à legislação municipal, tanto é que o mundo inteiro entendeu que a dimensão do Holocausto extrapola e desautoriza qualquer eventual restrição paisagística ou de pretenso impacto visual.

Artigos Publicados no Jornal O GLOBO

Se por absurdo a burocracia predial urbana prevalecesse, não existiriam memoriais do Holocausto no centro histórico de Boston, na estação Victoria em Londres, no calçadão às margens do Danúbio, na Ponte Charles de Praga, no centro antigo de Vienna, no entorno do Palácio Real de Estocolmo, em Vilna, Riga, Moscou, Berlin, Varsovia, China, Croacia, Cuba, Grecia, a lista de museus, memoriais e monumentos é imensa, todos em locais históricos e tradicionais. Não fosse assim, qual seria o sentido? A razão se superpõe à legislação.

O Holocausto feriu a Humanidade.

Os Memoriais ensinarão que é preciso evitar novas feridas.

Israel Blajberg
Pela Democracia Monumental


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress主题