Em uma cerimônia solene, em 17 de dezembro de 2011, foi inaugurado a pedra na qual foi afixada uma placa doada pela Embaixada
Inaugurado esta manhã a pedra na qual foi colocada uma placa doada pelo “escritório da Embaixado brasileira”, para a preservação da memória da libertação de Massarosa.
A placa em que está inscrito “Que a amizade entre os povos, nascidos de respeito entre os homens, incapaz de banir a palavra guerra de todos os dicionários” foi descerrado durante uma cerimônia solene com a presença do Diretor Militar Embaixada do Brasil em Roma, Coronel Denison Maia Correia e João Pereira Mario, diretor do cemitério de Pistoia, e o prefeito Franco Mungai, junto com os representantes do Parque Migliarino-San Rossore, a associação de representantes e várias autoridades locais.
Depois, outra placa onde se lê “De 18 a 28 outubro de 1944 foi o local do Posto de Comando Avançado da DIE-FEB Força Expedicionária Brasileira” – durante a Segunda Guerra Mundial, o exército brasileiro participou da campanha a libertação da Itália com as tropas Aliadas.
No átrio da prefeitura por alguns dias, você pode visitar uma exposição de fotos originais dos arquivos da libertação de Massarosa cidade brasileira de Roma.
Colaboradores:
Massimiliano Bacci – massbac@libero.it
Gianlucca Vanucci – venom1988@hotmail.it
Muito legal saber que ainda existe uma preservação da nossa história pelo povo italiano em conjunto com a embaixada brasileira.