Luiz Caetano Moura – Cabo motorista da 1ª Cia I/6º RI

Moura1Luiz Caetano de Moura (01/12/1921)

No dia 3 de novembro de 1942, é convocado e incorporado ao BATALHÃO IPIRANGA (1/6º RI). Durante 2 anos participa de vários exercícios militares, sendo promovido a Cabo, tendo passado pelas cidades de Caçapava, Taubaté, Rio de Janeiro e São Paulo.

No dia 29 de junho de 1944 embarcou em um navio da Naval Transportien Service. No dia 2 Julho todo o RI se deslocou do porto do Rio de Janeiro para além-mar, destino ignorado. Tendo desembarcado no dia 16 no porto de Nápoles.

Atuou como cabo motorista da 1ª Cia I/6º RI e a sua experiência na Itália foi retratada na obra “Casa das Laranjas: Crônica sobre os Bragantinos na FEB“, um livro de Márcio Celestino Faria. Em Bragança Paulista,
trabalhava no depósito de lenha do pai, na Rua José Domingues, próximo à sua residência.

Em 10 de Julho de 1945, deslocou-se para o porto de Nápoles, embarcando no Navio de Guerra Americano “General M. C. Meigs” com destino ao Brasil. Chegando dia 25 no porto do Rio de Janeiro.

Em 11 de Agosto de 1945 foi licenciado das fileiras do Exército como reservista de 1a Categoria. Durante sua trajetória profissional, trabalhou também como agricultor, motorista, vendedor e comerciante (até a aposentadoria). No pós guerra, casou-se com Dinahir Costa. Ainda vive em Bragança, gozando de uma vida plena junto com os seus 4 filhos, 12 netos e 12 bisnetos.

Créditos: José Domingos Moura e Márcio Celestino Faria


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme