LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Apresentação

A II Guerra Mundial é um assunto amplamente discutido no mundo acadêmico. As causas que a ela conduziram e as consequências geopolíticas dela decorrentes já foram analisadas nos seus mais variados aspectos por rica e vasta literatura. No entanto, o tema está longe de ser dado por esgotado, haja vista a história dos protagonistas ainda ser pouco conhecida.

“LONGA JORNADA – Com a FEB na Itália”, aqui apresentada em capítulos abreviados, não tem a pretensão de analisar o contexto histórico em que se desenvolveu o conflito nem, tampouco, esmiuçar as razões pelas quais o Brasil nele viu-se envolvido. A proposta é destacar os feitos de jovens brasileiros que, há quase sete décadas, prontificaram-se a lutar pelos ideais de democracia, liberdade e paz mundial, então postos em perigo pelo nazifascismo.

Medo, incerteza, angústia e, em contraposição, a coragem, a fé, a confiança, a abnegada dedicação à Pátria e a pureza de espírito de jovens interioranos estão explícitos nos relatos colhidos junto a expedicionários residentes em Santa Maria e na região central do Estado, na longa jornada de ida e volta entre o Rio Grande do Sul e os campos de batalha italianos.

Alguns desses protagonistas da História do Século XX ainda residem entre nós, quase anônimos para a maioria da população, provavelmente por desconhecimento da dimensão do feito alcançado.

O propósito principal deste trabalho é ressaltar a magnitude das ações dos nossos pracinhas e destacar a participação da Força Expedicionária Brasileira nesse conflito de dimensões globais, além de mostrar a contribuição da FEB para a evolução do Exército Brasileiro.

Interessados em adquirir a edição completa, com 80 páginas e cerca de 100 imagens, ao valor de R$ 15,00  (postagem incluída), podem contatar o autor pelo e-mail sirio.feb@gmail.com

 

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Convocação para a Guerra

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Voluntários para a guerra

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Verificando a saúde

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Despedida da família

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Começa a Longa Jornada

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – A Caminho do Rio de Janeiro

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Preparativos para a guerra

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – A travessia do Atlântico

 LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Chegada ao cenário da guerra

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – A caminhada em solo italiano

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Adaptação e treinamento

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Seguindo para o front

LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Contato com o inimigo


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

4 comentários

  1. Sirio S. Fröhlich /

    Obrigado pela postagem!
    É importante salientar que, após esta apresentação, seguir-se-ão vários capítulos.
    Vale destacar que os textos seguirão um “roteiro”, em que osnão será seguida uma cronologia baseada em datas, mas, sim, de eventos.
    Assim, o texto sobre a convocação para a guerra virá antes da preparação dos contingentes, do embarque, etc, independente do contingente em que o depoente embarcou para a Itália.
    O “roteiro” será fechado com a desincorporação, ao final da guerra. Antes, contudo, teremos os combates na Itália, o convívio com os italianos e outros temas atinentes à FEB.
    Desejo a todos uma excelente “viagem”, na companhia dos nossos eternos veteranos.

  2. Interessante, não vejo a hora dos próximos capítulos :D

  3. Maria do Socorro Sampaio M. de Barros /

    Boa iniciativa Sirio, parabéns por sua dedicação com “nossos
    valorosos rapazes”

  4. cecilio de souza ferraz filho /

    Muito agradecido de minha parte. Eu como muitos dos Pracinhas de todos os estados do BRASIL Acreditávamos que estávamos lutando para que a nossa Pátria fosse livre da tirania de outros países.

    Hoje estou decepcionado com os nossos governantes. em qualquer escala

Deixar um comentário

Weboy