Livro Memórias de Soldados: A História da FEB

memorias_soldadosEm 16 de julho de 1944, desembarcaram na Itália, os primeiros cinco mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que participariam dos combates contra o poderoso Exército Alemão, em um terreno desconhecido e com um treinamento e equipamentos inferiores aos de outras tropas. Muitas foram as dificuldades dos expedicionários ao longo das jornadas de adaptação ao ambiente de guerra, onde a morte era vista a todo o momento nos campos de batalha e nos lares dos italianos.

No Brasil a expectativas não foram além de uma participação curiosa de um Exército que ainda padecia de uma melhor organização e modernização, para as famílias, no entanto, a Guerra era um pesadelo cruel, com a possibilidade da perda de pessoas queridas. Após quase 11 meses de uma participação que poderia ser desastrosa, os homens da FEB terminaram vitoriosos ao contribuírem para a derrota dos alemães e pela libertação da Itália. A compreensão da história da FEB passa por compreender como eram os homens que a formaram e que começaram sua epopeia pelo menos 01 ano antes do embarque.

Memórias de Soldados é um livro de dezesseis capítulos em que são abordadas: as motivações que levaram o Brasil a entrar em Guerra contra o Eixo; a mobilização de pessoal; o treinamento; o perfil do expedicionário; a viagem para a Itália; o dia à dia na Guerra; as batalhas; o retorno; e a reinserção na sociedade.

O livro é fruto de uma dissertação de mestrado de um oficial do Exército Brasileiro, Marcos Antonio Costa, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, graduado e Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Em sua pesquisa, que já completa 10 anos, teve oportunidade de empregar a História Oral dos veteranos, documentos oficiais do Exército, fotos, jornais comerciais e artesanais, cartas pessoais e diários, entre outras fontes. Possibilitando um entrecruzamento de diversas informações, através de uma narrativa fácil e envolvente.

O principal é que este livro trata não somente daquela Guerra e nem somente a FEB, mas principalmente dos homens que lá estiveram.

Compre AQUI o livro impresso por R$40 + frete


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

3 comentários

  1. jean guimaraes /

    tive o prazer de conhecer e de desfilar com estes bravos guerreiros , e quando estava nas forcas armadas em uma tropa de elite brasileira para min , so pensava como estes senhores eram a mais elite de todas as elites da nossa ,nobres tropas brasileiras ,seremos eternos gratos e admiradores destes senhores ,brasil….

  2. Cleber Lúcio Carrara /

    Sou interessado em assuntos da 2ª Guerra Mundial, particularmente na participação da FEB. Meu pai serviu em Juiz de Fora – MG em 1942, portanto esteve bem próximo de ser um expedicionário. Gostaria que os senhores me informassem se existe associação de ex-combatentes no estado do Espírito Santo e em caso positivo, qual o seu endereço. Muito obrigado.

    Cleber Lúcio Carrara
    Rua Guaracy Gomes, s/n
    Praia dos Castelhanos
    ANCHIETA ES
    29230-000

  3. marcos mauricio mendes lima /

    Sou militar da reserva, e tenho interesse no livro:”Memórias de Soldados – A Historia da Força Expedicionária Brasileira” de Marcos Antônio Costa. Queria saber como faço para adquirir esta edição. Parabéns, e, meus desejos de um Feliz Ano Novo, pra você e família.

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes