Lançamento do livro “Soldados que vieram de Longe” em Porto Alegre

O Centro Hebraico Rio-Grandense viveu uma noite especial, com a presença de ex-combatentes de todo o Brasil, para o lançamento do livro SOLDADOS QUE VIERAM DE LONGE – Os 42 Heróis Brasileiros Judeus da 2ª. Guerra Mundial, do Eng. Israel Blajberg.  Dentre os biografados estava o Tenente Dr Israel Rosenthal, de 91 anos, do Rio de Janeiro, e diversos familiares dos já falecidos, Elias Niremberg,  Carlos Scliar, Henrique Gitz, David Lavinski.

A frente do público, uma panóplia portava as bandeiras do Brasil, Estado do Rio Grande do Sul, Cidade de Porto Alegre, Colégio Militar de Porto Alegre e sua Associação de Amigos do Casarão da Várzea, e sobre a Mesa, a bandeira da AHIMTB – Academia de Historia Militar Terrestre do Brasil, que editou o livro, presidida no Rio Grande do Sul pelo Acadêmico Cel Luiz Caminha, também Vice-Presidente do ITHRGS – Instituto de Tradições e Historia do Rio Grande do Sul.

Destacaram-se as presenças de Presidentes, Diretores e Sócios das Seções Regionais da Associação Nacional dos Veteranos da FEB de todo Brasil, dos  Srs  Mario Pereira – Guardião do Monumento Militar Votivo Brasileiro de Pistoia, Giovanni Sula – Comunna de Montese e do Prof. Fabrizio Gilberna – estudiosos da FEB vindos da Itália, e militares da ativa e da reserva das 3 Forcas e da Brigada Militar do RS.

A Fanfarra do Regimento Osório (3º. Regimento de Cavalaria de Guarda) emocionou os presentes, executando o Toque de Presença de Ex-Combatente e os Hinos Nacional Brasileiro e do RS. Trata-se da mais antiga unidade do Exercito Brasileiro, remontando a 1737 (Dragões do Rio Grande),  mais tarde comandado pelo próprio Marechal Manoel Luiz Osório,  Patrono da Nobre Arma Ligeira.

Iniciando a sessão, a ANVFEB-SC através de seu Presidente Veterano Alcides Basso e Diretora Clélia Maria Kreusch Andrade agraciaram o Veterano Israel Rosenthal com a Medalha Marechal Falconiere, pelos relevantes serviços prestados a causa da FEB.

Usaram da palavra o Presidente do Centro Hebraico, Sr Davi Castiel Menda, e o Presidente da FIRS, Jarbas Milititski, seguindo-se uma oração e leitura de Salmos pelo Rabino Samuel Biniaminy, e o toque do Shofar.

O concorrido evento recebeu 150 convidados, acontecendo na semana de 15-19 nov 2011, quando se  realizou o XXIII Encontro dos Veteranos da FEB, constituindo-se em homenagem da CONIB – Confederação Israelita do Brasil, FAHIMTB – Federação das Academias de História Militar Terrestre do Brasil, CHR – Centro Hebraico Rio-Grandense e FIRS – Federação Israelita do RS aos bravos combatentes nacionais de Terra, Mar e Ar.


23 nov 2011

Israel Blajberg


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

5 comentários

  1. Parabéns Blajberg, pela apresentação do livro em Porto Alegre, com 55 de nossos veteranos presentes…

  2. no norte da italia combateram a jewish brigade brigada de soldados de israel a terra santa.naum sabia que muitos deles estavam entre os febianos, merecidas medalhas e todas as honrarias a estes legitimos filhos de deus judeus homens como era jesus.sou metade judeu polones, as maiores vitorias foram em monte cassino e the battle of britain quebraram o codigo enigma sequestraram foguetes v1 e v2 .os pilotos de israel sao os melhores aces da era dos jatos guerra moderna superioridade aerea da guerra contra os arabes.fiquem com deus
    no nome de jesus

  3. Eu tenho meu exemplar, mas não é autografado

  4. José Maria de Azevedo Paiva /

    Parabéns ao Dr.Israel Blajberg pelo lançamento deste livro,e pela participação de heróis veteranos da 2° Guerra.

    Fraterno abraço.

    Pqdt 1970-Jose Maria de Azevedo Paiva

  5. Mário Viana da Silva Botelho /

    Lindo evento parabéns a todos, muito bonita a partcipação dos combates da FEB.
    ASARESFA/PE.

Deixar um comentário

Free WordPress Themes