Lançamento do Livro e Documentário Estrela de David no Cruzeiro do Sul

Há mais de 200 anos, hebraicos vindo do Marrocos subiram o Grande Rio, chegando até Iquitos no Peru. Hoje, 28 de março de 2017, seus descendentes se reuniram na tradicional Sinagoga   Beth-Yaacov Rebi Meyr, na Avenida Leonardo Malcher, no centro de Manaus.

Irmanados aos fiéis de kipá (solidéu), S. Eminencia Revma. o Bispo-Auxiliar Dom Edmilson Tadeu e o Capelão Naval Capitão Tenente Antônio Souza Lima, trouxeram para a sinagoga o simbolismo da Cruz de Cristo sobre a batina e nas platinas do uniforme, com o recinto colorido pelas boinas rajadas dos Guerreiros de Selva, o branco das fardas da  Marinha e o azul da Força Aérea,  presenças que muito honraram a Comunidade Judaica, em clima de religiosidade e patriotismo.

O evento, com apoio do CIAM – Comitê Israelita do Amazonas, ADESG-AM, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e SOAMAR- AM, Sociedade dos Amigos da Marinha, foi aberto com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Musica do 1º. Batalhão de Operações Ribeirinhas dos Fuzileiros Navais.

Usaram da palavra o Presidente do CIAM Sr Lívio Baraúna Assayag, o Oficiante Religioso e Orientador Espiritual da Comunidade, Major Medico da PM/AM Dr Isaac Dahan, o Comandante do 9º. Distrito Naval, Vice Almirante Luiz Antônio Rodrigues HECHT, e o autor do livro Prof. Israel Blajberg.

Grande público  e diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas prestigiaram o evento. Entre os presentes,  o cineasta Daniel Mata Roque, produtor do Longa Documentário,  o General de Divisão Antônio Maxwell de Oliveira Eufrásio, Comandante da 12ª. Região Militar, S. Ema. Revma. o Bispo-Auxiliar de Manaus, Dom Edmilson Tadeu, representando a Arquidiocese de Manaus, Sr Sergio Rodrigues Vianna, Presidente da Sociedade de Amigos da Marinha, Sr Francisco Gomes, do Instituto Histórico e Geográfico da Amazônia, Comandante Jose Luiz de Souza Batista, da SOAMAR-AM, e uma Comitiva do Colégio Militar de Manaus, à frente o Tenente Coronel Aleixo.

Por estarem ausentes de Manaus, fizeram-se representar o General de Exercito Geraldo Antônio Miotto, Comandante Militar da Amazônia, e o Tenente Coronel Marcos André Benzecry, Comandante do 1º. Batalhão de Infantaria de Selva.

Serviço

DVD – www.patriafilmes.com

Livro:  ahimtb.rio@hotmail.com, Livraria Travessa, Amazon entre outras.

Bibliotecas e Associações receberão exemplares sem ônus, mediante solicitação.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress Blog