Jovem paranaense deseja promover veteranos em documentário

Fran Bubniak é jornalista formada pelo Centro Universitário UNINTER e fotógrafa pelo Portfolio Escola de Fotografia. Tem um parente que serviu o Exército no período de mobilização para o esforço de guerra em Paranaguá (PR). O nome dele é Jacob Boaron.

O real interesse dela pelos assuntos de guerra vem da vontade de fazer um documentário sobre o assunto. “…Sei que já devem existir milhares, mas o que pretendo é fazer um filme com depoimentos não somente das pessoas que lutaram, mas também daquelas que ficaram, saber o que passaram durante a guerra, etc…Espero conseguir algum patrocínio (venho me informando sobre leis de incentivo à cultura, também) para distribuir o material posteriormente. A ideia é que seja usado como material didático, quem sabe, para que nossas crianças conheçam histórias reais de guerra e não pensem, um dia, que uma guerra é justificável…“, completa a jovem.

Procuro por colaboradores que possam ajudar, dar uma entrevista, ou alguém que conheça mais sobre o assunto e queira ser nosso parceiro.

Entrevista com o Sr. Eronides João da Cruz, Veterano do 1º Grupo de Aviação de Caça da II Guerra Mundial no Museu do Expedicionário. Material ainda não exibido pela TV UNINTER.
 
Portfólio Fran Bubniak
Facebook Fran Bubniak
Canal no Youtube com algumas entrevistas para a TV UNINTER: Fran Bubniak
 
E-mail de contato: franbnk@yahoo.com.br

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

6 comentários

  1. Marcelo Felisberto /

    Uma grande iniciativa da Fran Bubniak. Parabéns para ela.
    Sou aficionado pelo tema, procuro juntar todo tipo de informações sobre a WWII e a campanha da FEB. É fácil notar
    que faltam filmes (em longa metragem) e documentários sobre nossa gloriosa campanha. Existem vários livros, aqui tem alguns,
    http://www.anvfeb.com.br/documentarios_e_livros.htm
    http://www.cfh.ufsc.br/feb/
    Há também o livro da Major Major Enfermeira Elza Cansanção
    http://www.estantevirtual.com.br/qau/elza-cansancao-medeiros

    Fico feliz em saber da iniciativa da Fran.
    Grande Abraço e boa sorte.

  2. Fran, o e-mail do Marcelo é: mflmatrix@gmail.com

  3. Fran: sou Ex-Combatente da 2ª Guerra Mundial e, em 11 de agosto, lancei o meu livro UM MARINHEIRO DO BRASIL NA 2ª GUERRA MUNDIAL – Verdades Que a História Ainda Omite. Tambem em Vitória do Espírito Santo e aqui na Bahia.Neste livro eu trato dos seguintes assuntos: o Brasil participou,sim, da 1ª guerra mundial. A participação das três Armas – Marinha, Exército e Aeronáutica: a famosa quinta coluna no Brasil e a traição dos navios mercantes da Argentina. No final o balanço.
    Tem 166 páginas, mais de 20 fotos algumas coisas que a história registra mais não divulga. Parabens pelo seu trabalho e até no meu livro falo das saudades de Paranagua. Só não visito a Cidade sempre porque os meus 78 anos já não
    me permite esse prazer.

  4. Fran: no comentário que fiz sobre o meu livro, falei das saudades de Paranagua e disse que os meus 78 em vez de 87 anos. Ao seu dispor, Antonio.

  5. Celso N Almeida /

    Ola Fran,meu nome e Celso e sou um estudioso,e gosto muito de ler sobre assuntos da 2ºguerra,sou um ex-militar da Policia do Exercito 1ºBPE(Rio de Janeiro)e talvez possa ajudar em algo sobre a 2º guerra.Quando morava na cidade de Irati,Pr.(agora moro em Ponta Grossa)tinha uma pessoa que eu admirava e tinha um grande respeito por ser um ex-combatente da FEB,Sr. Eduardo Kosinki,que faleceu dia 30/08/2012 em Irati,e eu acho um grande desrespeito por parte da impressa local que não divulgou nada sobre quem era esta pessoa,apenas uma nota no obituário local de seu falecimento.A impressão e de que nossa gente tem memoria curta sobre estes heróis que defenderam nossa bandeira com tanta honra.O Sr. Eduardo não gostava de falar muito sobre a guerra,porque naturalmente lhe trazia lembranças ruins,e logo começa a chorar,mas me contou muitas passagens que teve
    ao longo das batalhas.Sua familia ainda mora em uma vila proxima a Irati,chamada Eng. Gutierrez.
    Se puder ajudar em alguma coisa meu email almeidacelso@uom.com.br ou facebook celso n almeida cnapg
    Fico a disposição.

  6. Maria Alves Pereira /

    Nos dias 22 a 24 de Novembro de 2012 a Associação de Ex-Combatentes do Brasil- Seção Vitória/ES teve a honra de receber as Associações Nacionais para a IIª Convenção Nacional de Ex-Combatentes do Brasil. No dia 22, reunião dos associados e familiares para o Seminário na sede Vitória/ES, No dia 23, Recepção dos Associados e Familiares pela Marinha do Brasil – Vila Velha/ES, Palestras,videos,homenagens e almoço de confraternização. No dia 24, passeio turístico, Cidade Vitória e prais de Guarapari com delicioso Almoço “Muqueca Capixaba” na famosa Peixaria do Irmão em Guarapari.

    AEC do Brasil,
    Seção Vitória: (27)3223-1705

Deixar um comentário

WordPress Blog