José Guido Sobrinho – Herói de Espírito Santo do Pinhal

guidoJosé Guido Sobrinho nasceu no antigo bairro da Mata, no atual bairro Frutal, no então distrito de Santo Antonio do Jardim no dia 14 de junho do ano de 1921. Filho de Augusto Galdino Guido e de Maria Helena Valim foi o quinto de onze filhos do casal. O pai vivia da agricultura e participava da vida política do distrito chegando a exercer o cargo de subprefeito. Freqüentou o Grupo Escolar Romualdo de Souza Brito sendo aluno da primeira turma neste prédio. Como naqueles tempos se iniciava a trabalhar muito jovem, José aprendeu as tarefas da agricultura ainda criança e se preparava para levar uma vida normal para um jovem da época quando um fato novo revirou toda sua existência. Ao se apresentar para o serviço militar na cidade de Jacutinga, Minas Gerais, foi envolvido pelo turbilhão da 2ª guerra mundial e mandado inicialmente para o Rio de Janeiro, mais tarde para Maceió e em seguida para Natal no Rio Grande do Norte onde após 4 anos, veio para o Rio e foi embarcado para a Europa, mais precisamente para a Itália, onde os contingentes da FEB entrariam em combate contra as tropas alemãs ali instaladas.

Participou de muitas batalhas e esteve em combate como comandante de uma sessão de metralhadora da 4ª Companhia do 2º batalhão do 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei, na tomada do Monte Castelo onde as tropas brasileiras mostraram toda sua coragem. Finda a guerra, José deu baixa do exército retornando a Santo Antonio do Jardim, voltando para as lides agrícolas. As agruras da guerra ficam no passado e ele participa ativamente da vida social e política local.

guido1

Quando surge a possibilidade de emancipação do distrito, José abraça a causa, e em inúmeras viagens à capital paulista consegue, devido ao seu descortino, concluir as exigências burocráticas, e embora o distrito não atendesse a todos os requisitos necessários, foi elevado a município mostrando que seu empenho foi recompensado.

guido2

Jose Guido Sobrinho casou-se com Cecília de Oliveira com a qual teve cinco filhos: José Augusto de Oliveira Guido, Márcia Catarina de Oliveira Guido, Maria Benedita de Oliveira Guido, Humberto Aparecido de Oliveira Guido e Ana Salete de Oliveira Guido. Mudou-se para Espírito Santo do Pinhal onde mora até hoje.

Colaboração: Marcos Roberto

Texto: Blog História Jardim


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. jose vacir cogo /

    Na lista dos mortos da FEB consta o nome de Sebastião Secato, natural de Espirito Santo do Pinhal-SP.

    Em Pinhal, não conheço nada que preste homenagens ao heroi brasileiro/pinhalense.

    O governo paulistano deu nome a uma rua de São Paulo em homenagem a ele.

    Peço que revejam isso.

    José Vacir Côgo…..Oficial PM QOR
    Presidente da Santa Casa de Jacutinga.

Deixar um comentário

Weboy