Jornalistas goianas lançam livro sobre a Segunda Guerra Mundial

O livro “LEMBRANÇAS DA LUTA”, das jornalistas goianas Belisa Monteiro, 23, Dérika Kyara, 26, e Letícia Santana, 23, traz relatos de pracinhas goianos (ex-combatentes) sobre a Segunda Guerra Mundial, um verdadeiro resgate do “humano”. Com a linguagem do Jornalismo Literário, as autoras buscam fazer com o que o leitor se sinta dentro dos acontecimentos: o passado torna-se presente e as lembranças dos pracinhas estão vivas não apenas pelos depoimentos, como também pelas diversas fotos dos entrevistados, medalhas de guerra e documentos inéditos que estavam guardados na gaveta e agora foram publicados no livro, através da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura.

A convocação, a despedida das famílias, o desconforto nos navios, o contato com os italianos, os feridos, os amores da guerra, o dia-a-dia no litoral, o retorno aos lares… Esses são alguns dos momentos que o leitor vai acompanhar nesse livro, que também conta com testemunhos da primeira enfermeira brasileira voluntária na guerra e de familiares dos pracinhas já falecidos que guardam na memória, no coração e em documentos episódios emocionantes daquela “luta”. Quem são esses ex-combatentes, o que fazem e como ficou a vida no pós-guerra, também são questões que as autoras abordam nas entrelinhas da obra.

Um passado instigante

Ao ouvir histórias relatadas pelos ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial, as autoras decidem se aprofundar no assunto e iniciam as entrevistas com os pracinhas que residem em Goiás (três em Anápolis e sete em Goiânia). O projeto iniciou na faculdade de Comunicação por meio de um trabalho de conclusão de curso. Após a produção do livro, um dos entrevistados questionou as autoras: “por que escrever um livro sobre a 2ª Guerra?” O gosto pela história foi uma característica em comum. O passado funciona como um recorte temporal e um estímulo para que as jovens pudessem mostrar à sua (presente e futura) geração que personagens que fizeram “história” são atemporais.

Onde encontrar o livro?

Para interessados em adquirir um exemplar do “Lembranças da Luta”, basta entrar em contato com as autoras, enviando e-mail para lembrancasdaluta@gmail.com.

Contatos
Belisa Monteiro – (62) 8556-8346
Dérika Kyara – (62) 8455-5009
Letícia Santana – (62) 9272-8598


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

5 comentários

  1. Karina Soares /

    Eu gostei e quero muito ler esse livro. Parabéns!

  2. Ricardo Rocha /

    Conheço uma das autoras (Letícia Santana) e sei de sua competência, acredito realmente que o livro deve ser fantástico, quero ler também gosto muito de ler sobre as guerras e seus personagens.

    Parabéns!

  3. Muito bom , fiz também um post no meu blog sobre nossos gloriosos soldados que lutaram na Itália,

    http://historiaespetacular.blogspot.com/2011/09/feb-o-brasil-na-2-guerra-mundial.html

  4. Letícia Santana /

    Muito obrigada pelo carinho de todos!!!
    Espero que gostem do nosso livro.
    Grande abraço,
    Letícia.

  5. Existe muita pouca coisa em Goias sobre os Ex-expedicionarios goianos.Estou querendo saber sobre os combatentes de Morrinhos. Dos 17 goianos que morreram na Italia teve alguem de Morrinhos. Foi colocada uma placa dos expedicionarios morrinhese numa praça daqui da cidade. Todavia me falaram que nao estava completa.No livro de voces tem estas informacoes. Onde posso adquirir o livro.

Deixar um comentário

WordPress主题