Inauguração dos monumentos ao Pracinha em Belo Horizonte/MG

Prezados amigos,
Em nome da ANVFEB BH (Museu da FEB BH), Grupo Histórico FEB, ABPVMA e Regimentos Inconfidentes gostaria de participar/convidar a todos para a inauguração dos dois monumentos à FEB.

Este ano de 2012, celebra-se 70 anos da declaração de Guerra aos países do Eixo. No sábado, dia 19 de maio, às 7h da manhã, um comboio de viaturas militares históricas do Clube de Colecionadores de Veículos Militares Antigos de Minas Gerais – o Regimento Inconfidentes sairá da sede do Museu da FEB (av. Francisco Sales, 199, Floresta) conduzindo veteranos da II Guerra Mundial e integrantes do Grupo Histórico FEB (entidade de preservação da história da Força Expedicionária Brasileira) para cumprir mais uma missão. Irão até o 12º Batalhão de Infantaria, no bairro Barro Preto, para retirar um canhão 155mm, de 1944 doado pelo Exército Brasileiro. Dali partirão para a Praça Afonso Arinos para pegar a estátua do PRACINHA. Ambos serão escoltados pelo comboio até o Museu da FEB, local onde serão instalados e bem cuidados. No dia 27/05, às 10h, os monumentos serão inaugurados no local definitivo por autoridades civis e militares de Belo Horizonte.

A estátua do Pracinha, na Praça Afonso Arinos tem sido objeto de várias reportagens devido ao abandono em que se encontra. Recentemente, foi roubada a baioneta do Pracinha, eternizado em posição de ataque. Alguns anos antes roubaram também a placa do monumento que ficava em seu pedestal (hoje sujo e pichado).
É um fato histórico de muita relevância para o povo de Belo Horizonte!
A contextualização dos acontecimentos com a utilização de viaturas e vestimentas históricas atrai grande interesse do público em geral. É visualmente surreal ver viaturas e soldados da FEB circulando pela cidade como se ainda estivessem na década de 40. A ocasião é uma oportunidade de se prestar um serviço à história nacional, honrar os nossos velhos heróis e carimbar uma bela reportagem na mídia televisiva ou impressa!

Colaborador: Marcos Renault


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

5 comentários

  1. Até que enfim a estátua do pracinha tera um lugar digno para ficar. Parabéns a todos os envolvidos.

  2. os brasileiros eram marines americanos do 5 exercito viva a democracia e viva a f.e.b

  3. Humberto Ferreira /

    Parabéns por essa grandiosa iniciativa!

  4. LUIZ RENATO DE CASTRO E SILVA /

    AMIGOS DE BELO HORIZONTE. PARABENS PELA JUSTA HOMENAGEM DEDICADA AOS SOLDADOS DA FEB QUE, QUE COM O RISCO DAS SUAS VIDAS, CORAGEM, INTELIGENCIA E MUITA PONTARIA ESTIRPARAM A TIRANIA NAZIFASCISTA ESCREVENDO COM O SANGUE BRASILEIRO A HISTÓRIA DA RESTAURAÇÃO DA LIBERDADE NO SÉCULO XX.
    A ESSES VERDADEIROS HEROIS A NOSSA GRATIDÃO ETERNA.
    LUIZ RENATO DE CASTRO E SILVA

  5. Gilson Rodrigues da Cruz /

    Muito bonito, que seja admirado e conservadom pois infelizmente existe um monumento que foi inaugurado pelo presidente J. K. em l958 no bairro caiçara quando da inauguração do conjunto habitacional para os pracinhas e por falta de conhecimento existe um proprietário que adquiriu uma casa na esquina da rua Perdizes com Piracicaba, e o mesmo esta pensando em derrubar o monumento para liberar a entrada ao seu veículo na garagem que ele pretende construir

Deixar um comentário

Free WordPress Theme