Inauguração do Monumento aos Três Heróis Brasileiros em Vergato

Esta é a tradução do discurso que foi feito na ocasião da inaguração do novo Monumento no lugar onde faleceram os Tres Herois do Brasileiros, localidade Precaria, na Prefeitura de VERGATO:

A solenidade de inauguração foi no domingo passado. O discurso foi lido pelo Sr. Fabrizio Gentilini da Associação Cultural Verignano 2008. Na foto da esquerda para a direita: Mario Pereira com o lábaro da FEB, Giovanni Sulla, Cel Denison (AdiEx Itália), Fabrizio, Monumento, Partigiano Gino Costantini (na época da guerra foi comandante da formação partigiana PILOTA, que combateu ao lado dos pracinhas), Sandra Focci (Prefeita de VERGATO), Giacomelli (dono do terreno onde fica o Monumento) e o lábaro da prefeitura de VERGATO.

“…Bom dia
Quero agradecer a presença de todos, e gostaria explicar os motivos que nos levaram a substituir, ou melhor ampliar, este Monumento que aqui foi colocado em 2007.

A motivação principal é render homenagem ao povo brasileiro que há quase 70 anos partiu (da própria terra. N.d.t.)para nos ajudar, e sobretudo a estes três Heróis; nos sentimos a obrigação de dar maior visibilidade ao ponto em que eles morreram, o lugar onde sacrificaram a própria vida para nos italianos.

Desde o primeiro momento encontramos grande adesão ao projeto, tanto por parte do Adido do Exercito tanto por parte do Sr. Sulla, que, para que não o conhece, é o historiador que fez a pesquisa para encontrar e divulgar este pedaço da historia que nos junta ao Brasil

Nosso particular agradecimento ao Sr. Marco Mazzetti, que executou este particular e artístico Monumento, e desde o primeiro momento foi entusiasta em podes nos ajudar, colocando a própria experiência de artesão e modelador de pedra, juntando assim o passado e o futuro.

Porque afirmo isso?
Porque esta área sempre foi abitada por artesãos da pedra que extraiam este precioso material nas minas locais. Marco é o passado que volta e nos lembra que nos somos o que os nossos antepassados nos deixaram como herdade , como os partigiani e os soldados brasileiros que aqui combateram.

Muitos morreram nestes lugares deixando-nos herdeiros da liberdade, da democracia e a obrigação de preserva-las, e é por isso que neste momento histórico onde estes valores parecem vacilar, nos sentimos a obrigação de lembrar estes homens que com o próprio sacrifício nos deram a possibilidade de viver com dignidade até estes dias…”

Desejamos deixar uma lembrança deste dia muito importante para anossa pequena associação a:
– Giovanni Sulla
– Cel. Denison

Discurso original em italiano:

Colaborador: Mario Pereira, por e-mail


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

3 comentários

  1. Drei Brasilianische Helden.

  2. a webserie herois conta como foi a batalha, merecido monumento
    eles sem municao atacaram com baionetas um ataque suicida mais que deixou bem claro que brasileiro prefere morrer do que viver de joelhos ao julgo nazista demonstaram muita coragem e morreram como leoes viva a F.E.B

  3. Poucos sabem dessas histórias aqui no Brasil deveria ser mas divulgadas a sim como a batalha do Riachuelo

Deixar um comentário

Weboy