Inauguração da Estrela de David no Monumento aos Pracinhas

 Inauguração da Estrela de David no Monumento aos Pracinhas

Parque do Flamengo – Domingo 05 ago 2012 às 9 h

70 Anos da Entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial 1942 – 2012

Uma Estrela de David e placa alusiva aos 70 anos da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial serão oferecidas pela CONIB – Confederação Israelita do Brasil e FIERJ – Federação Israelita do Estado do Rio de  Janeiro ao Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, recordando o ano de 1942,  quando o Brasil se uniu à luta das democracias contra o nazi fascismo, ao serem torpedeados navios mercantes nacionais, o que motivou a entrada do Brasil na guerra.

Será uma homenagem aos bravos combatentes brasileiros de Terra Mar e Ar, no Mausoléu do subsolo que  abriga os túmulos de 467 soldados que tombaram na Itália em 1944/45, e os nomes gravados no mármore  de mais de 1400 civis e militares desaparecidos no mar, em consequência da blitz submarina que atingiu 33 navios mercantes nacionais. Apenas em agosto de 1942 seis navios foram torpedeados em quatro dias,  desaparecendo no mar 600 patrícios inocentes. Diante do clamor popular, em 31 de agosto de 1942 o Governo  Vargas reconheceu o estado de beligerância com as Potências do Eixo.

Nas palavras do Diretor do Monumento, Coronel Germano Américo dos Santos, o Mausoléu é um ambiente igualitário onde aqueles que o adentram devem ser movidos de compaixão, respeito e carinho por aqueles  que lutaram pela liberdade da humanidade, e com solidariedade e consternação, homenagear os heróis e  aqueles que por torpedeamento dos nossos navios mercantes e de guerra foram tragados pelo oceano, sendo por nós eternamente lembrados.

Interpretando este sentimento, a Diretoria de Cidadania da FIERJ, comandada na Gestão Sarita Schaffel (2011-2012) por Israel Blajberg, desenvolveu a ideia em parceria com o Monumento, agregando a Estrela de David ao profundo ambiente de religiosidade do Mausoléu.

O projeto mereceu o apoio da DPHCEX – Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exercito, pelo seu titular,  General de Divisão Eduardo José Barbosa. A inauguração se dará por ocasião do 52º. Aniversário do Monumento e  Troca da Guarda Festiva, domingo 5 de agosto de 2012 as 9 h.

A Estrela de Davi em metal amarelo, idealizada pela artista plástica Ruth Kac, tem 72 cm, sinal de relevante capital  simbólico por ser múltiplo de 18, cuja representação numérica hebraica forma a palavra Chai (vida). A artista guarda ainda ligação sentimental com a obra, como filha do Tenente R/2 Abrahão David Bregman, do 3º/1º. Regimento de Artilharia Anti Aérea, integrante do sistema de defesa de Natal, o Trampolim da Vitória, uma das mais  importantes bases estratégicas da época.

 Israel Blajberg     Diretor de Cidadania – FIERJ


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. BONITA ATITUDE DA CONIB,EU COMO ANUSIM LEMBRO QUE MUITOS PRACINHAS DE ORIGEM JUDAICA TAMEBM DERAM SUA CONTRIBUIÇAO PARA NOSSA PATRIA,POSSO CITAR MOACIR SCLIAR QUE ATUOU NA ARTILHARIA DE FOGO DIRETO,QUANDO SE ENXERGA O INIMIGO,TENDO DE ATINGI- LO ANTES QUE ELE NOS ATINJA,PARA OS SOLDADOS JUDEUS LUTAR CONTRA OS NAZISTAS TORNAVA SE DUAS VEZES MAIS ARRISCADO POIS ELES NAO IRIAM POUPAR AS VIDAS DE PRISIONEIROS JUDEUS,AO CONTRARIO GRAÇAS A DEUS LUTAMOS DO LADO CERTO,E FOMOS PESSOAS MELHORES SUPERIORES NO SENTIDO HUMANITARIO. SHALON MELECHEM !

Deixar um comentário

WordPress主题