II Guerra: brasileiros criam símbolo para usar em comemorações na Itália

WWII Brasil

A organização da Coluna Brasileira da Vitória 2015 divulgou na noite da última quinta-feira (12), o símbolo (patch) que será usado pelos brasileiros que participarão do evento alusivo aos 70 anos de libertação de parte do norte da Itália e final da Segunda Guerra Mundial.

Segundo o comunicado, houve ênfase para “a comemoração de 70 anos das principais vitórias brasileiras na Segunda Guerra Mundial, integrando os símbolos da Força Expedicionária Brasileira (Cobra Fumando) com a Aeronáutica (Senta a Pua, Olho Neles) e Marinha (Âncora). As cores da Itália, onde combateram os brasileiros, estão representadas no número ‘sete’”.

Outra parte do comunicado explica que “No fundo de madeira envelhecida, a imagem de um Jeep militar da Segunda Guerra com a inscrição “FEB” no parachoque, chama a atenção para o evento comemorativo. As legendas apontam as datas de 1945 e 2015, e fazem alusão a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, integrando o 5º Exército Americano no Norte da Itália”.
Trabalho de Confecção

“O símbolo adotado para a atividade foi originalmente criado pelos Sargentos Custódio e Paraíso, do Exército Brasileiro. O radioamador sorocabano (SP-Brasil) Rafael Oliveira Martins (PY2NDX) foi responsável pela arte final, com introdução de diversos elementos e finalização”, informam os organizadores.
Coluna da Brasileira da Vitória

É como está sendo conhecido o grupo de colecionadores e proprietários de veículos militares do Brasil que se unirá com outros aficionados pelo tema de toda a Europa de 20 a 28 de abril deste ano. Eles esperam que pelo menos trinta jeeps e mais de 300 pessoas compareçam às comemorações nos antigos teatros de batalha onde os brasileiros lutaram na Itália.

A Coluna Brasileira da Vitória está dentro das comemorações da “Colonna della Libertà” (Coluna da Liberdade), evento italiano que ocorre anualmente em lembrança das batalhas das tropas aliadas e da Resistência contra tropas nazi-fascistas para libertação do país
Sobre a FEB

A FEB foi o contingente do Exército brasileiro formado por 25 mil soldados, que lutou entre 1944-45 no front do norte da Itália. Durante sua ação, a FEB fez 20.573 prisioneiros, teve 457 mortos (13 oficiais e 444 praças), sofreu 35 prisioneiros, 1.577 feridos em combate, 487 acidentados em ação de combate e 658 acidentados fora das linhas de combate.

A Força Aérea brasileira também deu sua contribuição para a libertação da Itália. Foram 42 pilotos e aproximadamente 400 homens de apoio. Cumpriram dezenas de missões nos céus europeus. No front interno, no Brasil, auxiliaram no patrulhamento de comboios e do litoral. A mesma importância teve a Marinha.

Todos os Comunicados relativos ao evento (alguns com tradução) estão disponíveis em https://pt.scribd.com/collections/13119060/Coluna-Da-Vitoria-2015-Italy.

*Jornalista (DRT/MS145); Pesquisador e autor do livro “Confissões do Front: soldados do Mato Grosso do Sul na II Guerra Mundial”.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

6 comentários

  1. Subtenente Dagoberto /

    Bom dia.

    Solicito a gentileza de enviar essa belissima imagem criada para as comemorações dos 70 anos da nossa gloriosa FEB, para que possamos mandar fazer adesivos para distribuição gratuita nas exposições de material militar deste ano.

    Desde já agradeço-lhes.

    Dagoberto – ST
    63º BI

  2. Renato Rezende de Medeiros Flho /

    Venho aqui parabenizar os nossos heróis pracinhas que de forma aguerrida cumpriram a gloriosa missão de lutar em terras estrangeiras para derrotar os inimigos e seus ideais de subverterem o mundo na 2 Guerra.
    Congratulo-me e incluo-me como cidadão com todas as nossas Forças Armadas nestá efeméride de consciência patriótica nestas homenagens que é comemorada não só aqui no Brasil mas tem repercussão internacional pelos feitos doseu nossos bravos soldados.

  3. estaremos la

  4. 2º Sargento Noronha /

    Bom dia!
    Parabéns aos nosso heróis de guerra e ao Portal da FEB pelo belíssimo trabalho de divulgação e pelo site.
    Aproveito as palavras do S Ten Dagoberto, e também gostaria de receber essa belíssima imagem.
    Obrigado.
    NORONHA

  5. Lindo o símbolo comemorativo.
    Parabéns a todos os brasileiros que estiveram lutando nos campos da Itália.
    São pessoas importantes para o Brasil e que participam da história da segunda guerra mundial.

    Atenciosamente,

    Fabio Zarur Romanowski

  6. Sergio Antonio Menegatti /

    Boa noite !
    Gostaria muito de possuir este lindíssimo adesivo comemorativo dos 70 anos da FEB.

Deixar um comentário

WordPress Themes