Homenagem Póstuma a um Herói da FEB – Ten Marcos Galper

Na Semana da Pátria, decorridos seis meses sem o seu saudoso convivio, prestamos  a homenagem postuma devida a um Herói da FEB. Em março de 2011, faleceu o ex-combatente Ten Marcos Galper, antigo integrante da Artilharia da Força Expedicionária Brasileira em operações na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, no periodo entre 1944-1945.

O Ten R/2 Marcos Galper se formou no CPOR/RJ, e na FEB integrou o II Grupo do I Regimento de Obuses Auto Rebocados, que atualmente corresponde ao 21 Grupo de Artilharia de Campanha, sediado no Forte do Imbuhy, em Niteroi. Era Observador Avançado ajustando os tiros de artilharia, acompanhando o avanco da Infantaria, posicao das mais arriscadas. Uma das peças de 105 mm da Bateria do CPOR/RJ leva o nome Ten Marcos Galper, em sua homenagem.

O sepultamento realizou-se no Cemiterio Israelita de Vilar dos Telles, com honras fúnebres prestadas por uma Bateria da sua antiga Unidade, o 21 GAC, acompanhada pelo Comandante, Coronel Marto, que usou da palavra enaltecendo o Tenente Galper pelo desprendimento com que serviu a Pátria honrando seu juramento, e mais tarde como Diretor e Conselheiro da Casa da FEB.

O caixão foi conduzido coberto pela Bandeira Nacional,  sendo entregue a familia. O Tenente Galper exerceu a engenharia na vida civil apos a guerra, sendo tambem professor. Deixou dois filhos, um dos quais tambem cursou o CPOR, e a esposa Da. Lilly, que infelizmente veio a falecer um mes depois.


Texto – Israel Blajberg

Fotos – Johnny Galper, sobrinho do Ten Marcos Galper


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

4 comentários

  1. isalete leal /

    Muito justa a homenagem. O exercíto deveria fazer homenagem a todos os veteranos que participaram da grande Segunda Guerra Mundial.

  2. Vá ao encontro de Deus, bravo herói

  3. Marcos Martins /

    Descançe em paz nobre herói e obrigado!!!!

    Missão Cumprida!!!!!!!!

  4. Leomarques /

    gostaria muito de ver as fotos antigas dele.

Deixar um comentário

WordPress Blog