Homenagem na AECB de São Paulo – Medalha Expedicionário

No último dia 29 de Junho, sexta-feira, a Associação dos Ex-Combatentes- Seção São Paulo, promoveu a entrega da Medalha “Expedicionário” em sua sede. Por indicação de alguns membros da Associação, 12 homenageados foram agraciados. O evento contou com a presença de ex-combatentes, familiares voluntários, pesquisadores, membros do Exército e Marinha, jornalistas e autoridades como o ex-comandante da ROTA, Paulo Telhada. A Medalha “Expedicionário” é concedida aos que prestam serviços à Associação, às Forças Armadas e ao culto da epopéia da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, registrada no Departamento-Geral do Pessoal do Exército.

Entre alguns dos homenageados do evento, Derek Destito Vertino (membro correspondente da AHIMTB e organizador do Portal FEB), vereador de São Paulo Gilberto Natalini, vereador Domingos Dissei, General de Brigada Hedel Fayad, Paulo Eugenio Pinotti de Almeida (Representante de Viaturas Históricas Antigas), Ten. Cel. Piraju Borowski Mendes, 2º Tem Filinto e 1º Sgt Mauro Alves Rosalvo (Comando Militar do Sudeste), P. Civil Alfredo Duarte dos Santos, Filipe Amaral (Ex-Fuzileiro Naval), Milton Luiz Festa Basile, Maria Angela (Coordenadora do Cemitério da Vila Alpina) e Willian Vieira (Zelador do Mausoléu dos Ex-Combatentes na Vila Alpina).

A FEB foi uma Divisão de Infantaria, composta por 25 mil soldados e atuou nos campos da Itália durante 1944-1945. Após 11 meses de Campanha, a recepção da tropa no Rio de Janeiro foi calorosa. Em pouco tempo, foram criados os núcleos associativos com o objetivo de manter laços de amizade, camaradagem, compartilhando experiências, expondo peças e orientando familiares de ex-combatentes. Infelizmente hoje poucas Associações de veteranos ainda existem, muitas já fecharam suas portas por falta de associados que hoje estão na casa dos 90 anos, entregando seus acervos ao Exército, clubes, museus, etc. De modo geral, as Associações estão fragilizadas, sem um corpo de sócios efetivos, com pouca verba e um corpo social cada vez menor.

Aos interessados em conhecer o museu da Associação ou realizar doações: Rua Santa Madalena, 46 – São Paulo, SP. Bela Vista. (11) 3285 2870.

associacao2guerra@terra.com.br

Fotos:

Filipe Amaral

Clara Destito

Claudevan Melo


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

7 comentários

  1. DEREK MEU AMIGO.
    É MUITO BOM VER VOCE EM COMPANHIA DO SR. RAUL KODAMA, GRANDE AMIGO DE MEU PAI ELE A A SUA ESPOSA ALICE KODAMA.
    OGRIGADA POR COMPARTILHAR ESSAS FOTO CONOSCO.
    ANNE LANSILLOTE.

  2. Derek parabéns pela homenagem e sempre pelo trabalho em lembrar de nosso verdadeiros heróis, sou de Bauru e em Agosto estarei em SP, gostaria de saber se posso conhecer a Associação do Veteranos.

    Um grande abraço!

  3. Olá Luiz, obrigado
    Você pode visitar a Associação, basta entrar em contato antes usando as informações no final do artigo
    abraço

  4. marcelo da conceição pinheiro /

    gostaria de saber como faço para adquirir amedalha expedicionária. Deus os abençoe!

  5. Tem que merecer :)

  6. Francisco dos santos /

    Olá, sou da turma do Ex-Fuzileiro Naval Felipe Amaral, servimos funtos em Rio Grande-RS, GOSTARIA de entrar em contato com ele, desde já agradeço.

  7. Boa Noite
    Sr’s Membros da Associação dos Ex-Combatentes- Seção São Paulo

    Sou Oficial de Carreira do Exercito e mantenho em minha alma a honra de permanecer ativo junto aos Heróis Ex Combatentes de nossa Pátria. Com esta aproximação e assistência aos Militares do Passado fui agraciado com as mais valiosas medalhas. Dediquei mais de vinte anos da minha vida militar para acompanhar o heroísmo em terra estrangeira dos brasileiros e desta forma espelhei meus movimentos quando estive integrando a Missão de Paz da ONU no Haiti. Diante de honraria que destaca a Medalha “Expedicionário” fico tentado em questionar junto a Associação a possibilidade do agraciamento.

    Permaneço no aguardo e otimista pelo contato.

    Robson. (robson.ferraro@gmail.com)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Organizador do Portal FEB é o novo membro da AHIMTB | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] mais sobre os trabalhos de Derek AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, e AQUI COMPARTILHE ESSE ARTIGO! …

Deixar um comentário

Weboy