Homenagem aos pracinhas da FEB – “LONGA JORNADA”

A letra de “Longa Jornada” foi composta entre agosto e setembro de 2009. É uma singela homenagem aos pracinhas brasileiros que tiveram a coragem de atender ao chamado da Pátria e, integrando a Força Expedicionária Brasileira, em solo europeu, lutaram pelo ideal de paz e liberdade mundial.

“Longa Jornada” tem por como fundo algumas das histórias relatadas pelos pracinhas Alcides Basso, Alfredo Luiz Dalla Costa, Aribides Rodrigues Pereira, Ary Dal Pozzolo, Eugênio Lombardo, Geraldo Antônio Sanfelice, Ivo Ziegler, João Baptista Pedro Pozzobon, José João Pereira, Mário Machado dos Santos, Neraltino Flores dos Santos, Pacífico Pozzobon, Pedro Solano Vidal e Taltíbio de Melo Custódio, mas, certamente, conta um pouco da história de tantos outros brasileiros que vivenciaram as agruras da II Guerra Mundial.

Da junção desses fragmentos de angústia, medo, saudade e tristeza, mas, sobretudo, de fé, de coragem, de força, de amor à Pátria e sacrifício pessoal em prol do ideal comum, surgiu o grande protagonista da nossa história, o “Soldado da Paz Mundial” (com nome e sobrenome).

A História estava contada! Faltava alguém para interpretá-la. Convidado a fazê-lo, João Chagas Leite, renomado cantor gaúcho, vencedor de diversos festivais de música nativista, aceitou, com o entusismo que lhe é peculiar, o desafio. Com sensibilidade musical, voz e violão marcantes, fez mais do que sonorizar uma história: deu vida ao Soldado da Paz Mundial.

Sugeriram arranjos e participaram da gravação de “Longa Jornada”, os sargentos integrantes da Banda de Música da 3ª Divisão de Exército, Fabiano Ribeiro dos Santos (violão e guitarra), Fábio Corrêa Rosa (teclado e contrabaixo), Flávio Marion Sant’Ana Gonçalves (Trompete) e o amigo músico Amilton Mendes dos Passos, com sugestões preciosas e pertinentes.

Por questão de justiça, cabe um agradecimento especial ao Coronel Paulo Roberto Santiago Ferreira, grande incentivador, e à 3ª Divisão de Exército pelo apoio incondicional nas diferentes fases do projeto.

As imagens, inéditas, foram obtidas junto a pracinhas e familiares, residentes em Santa Maria e região central do RS.

“LONGA JORNADA”

Letra: Sirio Sebastião Fröhlich
Música: João Chagas Leite
Toque “Presença de Ex-Combatente”

Em destaque na avenida, ante a tropa perfilada,
O pracinha, emocionado, relembra sua jornada:

.

De Norte a Sul ouviu-se o chamado:
Mãe Pátria queria o pracinha ao seu lado.
Urbano ou rural, pelo mesmo ideal:
Seria um Soldado da paz mundial.

.

Por esse ideal, por sua Pátria amada,
Cruzou o oceano, em longa jornada.
Travou luta triste, cruel e sofrida.
Por sua Bandeira, daria sua vida.
.
Horrores da guerra em solo europeu:
Em Monte Castelo um amigo perdeu.
E, no campo santo, cruz branca ficou.
Profunda saudade em seu peito restou.
.
Uma carta aberta, notícias da amada
Aqueceram o peito, na noite estrelada.
Na fria trincheira, lembrou-se do irmão:
Vinte e poucos anos, quanta solidão.
.
Reverenciando os heróis que partiram
Acreditando no mesmo ideal
Sempre ele volta à mesma avenida
E, no tremular da Bandeira querida
Vê liberdade e paz, ideal de sua vida.
.
Terminada a guerra, inimigo é irmão.
Refeita a paz, cumpriu-se a missão!
Voltou para casa com o “V” da Vitória,
Seu grande legado entrou para a História.
.
No solo da Pátria reencontrou seus amores.
Formou sua família, esqueceu suas dores.
E muitos não sabem que à Pátria querida
Deu sua Força e daria sua Vida.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Colaboradores: Ricardo Bieri  / Sírio S. Fröhlich

ORNADA”


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

28 comentários

  1. isalete leal /

    Excelente postagem do Derek, já add aos meus videis favoritos. Parabéns, mais uma vez, ao todos do portal.

  2. Ricardo Bieri /

    Excelente postagem Derek; obrigado; já estou reenviando ao pessoal aqui de Santa Maria-RS; principalmente ao comando da 3° DE (seção de Comunicação Social e RH), ao cantor João Chagas Leite e ao jornal “A RAZÃO”; tenho certeza que eles irão divulgar ainda mais esta canção; assim como a própria história da FEB. Abraço a todos!

  3. Simone Guimarães Rodrigues /

    Fantástica essa postagem!Vc me emocionou Derek,é muito importante não deixar morrer a história dos nossos antepassados.Ainda mais se tratando desses bravos herois,que tiveram o dever de matar p/ não morrer!Muito bacana mesmo!!!Bjs

  4. Excelente postagem Derek, fico cada vez mais feliz.
    Parabéns a todos.

  5. Mari Stella Trichês Acordi /

    Muita linda a cançao, emocionante mesmo! Não aguentei ver todo o video sem chorar de emoção, saudade e orgulho por saber que meu pai querido também fez parte desta longa jornada! Parabéns a todo do site, ao cantor João Chagas Leite, pela bela interpretação e musica, e ao Sirio, compositor da letra, que diz tudo em poucas linhas! Um abraço!

  6. Gustavo Fernando /

    Justíssima homenagem aos nossos herois da FEB. O audiovisual está ótimo. A letra, profunda. A música, muito bela e tocante. Parabéns pela postagem.

  7. Efigenio Rodrigues Chaves Filho - Erc Filho /

    Toda civilização no decorrer da história mundial, desde sua oringem,teve uma tradição. Sempre respeitaram e homenagearam seus herois (filhos do mesmo solo);portanto, vamos revereciarmos, respeitarmos e valorizarmos nossos herois, das
    conquistas passadas em prol da liberdade e da democracia, muitos com o sacrificio da própria vida. VIVA OS NOSSOS PRACINHAS DA FEB; VIVA AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS.

  8. Sirio S. Fröhlich /

    A postagem ficou muito boa.Tudo o que fizermos para divulgar e enaltecer a imagem dos Pracinhas Brasileiros será pouco se levarmos em conta o tamanho do feito deles pelo Exército e pelo Brasil. Forte abraço!

  9. Estéfani JOSÉ Agoston EJoseA /

    Com emoção, aplaudo nossos pracinhas, nossa FEB, nossos oficiais. Profunda gratidão pelo sacrifício que passaram.

  10. Paulo Gomes /

    Maravilhoso está homenagem aos Febianos, parabéns a todos.

    Paulo Gomes – Três Corações – MG

  11. Swami Rodrigues Pereira /

    Parabens aos mortos e vivos da gloriosa Força Expedicionária Brasileira, como devemos aos seus integrantes, se não fossem eles e a todos que lutaram na 2a. Grande Guerra, possivelmente o mundo seria outro. É triste ver na atualidade o pouco caso dos nossos goverantes e em especial o Chefe Supremo. Como faz falta os bancos escolares.

  12. Recebi o link do amigo Mesquita, companheiro com quem servi no Parque de Moto nos “velhos tempos”. Estou agradecendo a ele e parabenizando a todos os integrantes deste Portal da FEB. Nossa história e nossos heróis não podem ser esquecidos. Nem substituídos por mentiras e por terroristas. Ainda estamos vivos.

    Minha continência a todos vocês.

  13. Muito legal, emocionante, é pena que nossas crianças estão perdendo o civismo, que Deus abençoe todos os nossos herois da FEB, e o meu amigo Clóvis Carneiro de Mendonça, não sei se está vivo, mas que Deus o abençoe onde estiver.

  14. Cap Lucio Adriano /

    É uma lastima. Aos poucos eles estão ficando no esquecimento. Nossos jovens deveriam saber mais sobre esses HERÓIS que tanto fizeram pelo nosso pais.

  15. soraya c. o. melo /

    MUITO BOM ESTE ESPAÇO NA NET PARA RELATAR UM POUCO DA VIDA DE NOSSOS GRANDES HERÓIS.SOU NETA DE UM PRACINHA QUE INFELIZMENTE FALECEU EM 1991,SR. DIVINO CABRAL DE MELO.MEU AVÔ FOI UM GRANDE HOMEM…TENHO MUITO ORGULHO DE TER O SOBRENOME ;MELO;PQ UM BOM NOME DURA PARA TODO O SEMPRE.

  16. paulo ricardo da rocha paiva /

    SOU FIHO DE EX-COMBATENTE, NAQUELE TEMPO ERA O 2ºTENENTE PAIVA, COMANDANTE DO PELOTÃO DE CANHÕES ANTICARRO 57MM AUTOREBOCADO DA CIA CMDO/1º/1ºRI-REGIMENTO SAMPAIO.FOI BOM PARA LEMBRAR DO MEU VELHO. AS MINHAS HOMENAGENS AOS JÁ MUITO POUCOS DESTE PUNHADO DE BRAVOS IRMÃOS EM ARMAS.

  17. Ana Carolina /

    Bela postagem.
    Que linda a letra e a música. Parabéns pela homenagem. Os pracinhas merecem nossa admiração e respeito.
    Parabéns e obrigado a eles por tudo que nos legaram.

  18. elomar adão magrinelli johansson /

    Ainda não havia visto ou ouvido, tão flagrante homenagem aos n ossos herois, que são cantados e que, por vezes, esquecidos em suas necessidades agrurosas. Não há palavras que possam medir um termo de agradecimento meu, pelo meu parente que participou como ingtegrante da FEB e restou em Pistoia. Meus sinceros parabéns ao grupo que teve tal monumental ideía. Cel PM Johansson

  19. Miriam Hochscheidt /

    Parabéns!
    Belísima combinação – letra e interpretação musical. Os pracinhas merecem….

  20. Toledo, luiz fernando /

    BELA CANÇÃO. PARABÉNS.

  21. No solo da Pátria reencontrou seus amores.
    Formou sua família, esqueceu suas dores.
    E muitos não sabem que à Pátria querida
    Deu sua Força e daria sua Vida.
    respeito aos velhos guerreiros que jesus cuide deles
    descancem em paz eles foram herois
    com a derrota no front sul os nazi nao poderam reenforcar a normandia e a polonia salvando a vida de milhares de soldados aliados mais uma vez hollywood deve muito a historia desses herois esquecidos naum por mim fiquem com deus ate mais

  22. Maria do socorro Sampaio m. de barros /

    PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!
    Linda melodia e letra da maior sensibilidade! Ao escutar, imediatamente nossa imaginação “faz um filme” da vida desses valorosos homens.
    Saudações!
    Minha mãe foi a Enfermeira da FEB, Cap. ARACY ARNAUD SAMPAIO.

  23. Marcelo Silva /

    Não sei qual a abrangência deste site, são pouquíssimos os brasileiros que conhecem a história FEB ou dos Bravos Pracinhas Brasileiros.

    Estes HOMENS, deveriam ser homenageados de por todas as formas possíveis, monumentos em praças públicas, museus, nomes de rios, e isso será pouco para gratifica-los.

    Por todos os depoimentos que se tem destes HOMENS foram a luta por nós, mostram a bravura, a honra, a determinação, a lisura, a coragem por um objetivo talvez superior a própria vida.

    Meus cumprimentos aos aos que se foram, e um abraço aos que estão aqui conosco, neste Brasil tão diferente do espírito destes homens.

  24. A Abrangência do site é mt grande, pode crer.

  25. Meus amigos Sejamos realista
    Os oficias de hj so que saber do deles vcas acham que quando tem formatura para lembrar desses nobres eles falam baboseiras e criticas…

  26. Caro amigo Jefferson eles dizem que é “Babozeira” por completa desinformação… Eles que pesquisem, e iram ver que os nossos “Heróis da F.E.B.” …não morreram de overdose…

  27. Fatima Inhan /

    Lindíssimo esse trabalho! Muito emocionante!

  28. para hérois força expediocionário feb fora mostraro para italianos alemão e japonese aqui no brasil
    missão da é missãocubrida
    abração

Trackbacks/Pingbacks

  1. LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Apresentação | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Homenagem aos pracinhas da FEB – “LONGA JORNADA” [...]
  2. LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Capítulo 1 | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Homenagem aos pracinhas da FEB – “LONGA JORNADA” [...]
  3. LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Capítulo 2 | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Homenagem aos pracinhas da FEB – “LONGA JORNADA” [...]
  4. LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Capítulo 3 | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Homenagem aos pracinhas da FEB – “LONGA JORNADA” [...]
  5. LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Capítulo 4 | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Homenagem aos pracinhas da FEB – “LONGA JORNADA” [...]
  6. LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Capítulo 5 | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Homenagem aos pracinhas da FEB – “LONGA JORNADA” [...]
  7. LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Capítulo 6 | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Homenagem aos pracinhas da FEB – “LONGA JORNADA” [...]
  8. LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Capítulo 7 | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Homenagem aos pracinhas da FEB – “LONGA JORNADA” [...]
  9. LONGA JORNADA com a FEB na Itália – Capítulo 8 | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Homenagem aos pracinhas da FEB – “LONGA JORNADA” [...]

Deixar um comentário

Free WordPress Themes