Homenagem aos heróis socorrenses da Segunda Guerra Mundial

No último dia 19 de Novembro, o município de Socorro/SP foi presenteado com uma grande homenagem. Após quase 67 anos, Prefeitura Municipal inaugurou uma placa em homenagem aos veteranos socorrenses que representaram o município no maior conflito armado da História, a Segunda Guerra Mundial, durante a Campanha na Itália e Defesa do Litoral. Os ex-combatentes homenageados foram: Benedito Vaz de Lima, José Maria Teixeira, Luiz Granconato, Manfredo Lugli, Thomas Marcelino Borim e Ramiro Zucato: tal resgate de uma parte da nossa história que os homenageados em vida, não viram. O evento foi realizado no Palácio das Águias e contou com aproximadamente 80 pessoas, entre familiares, professores, políticos. Tal homenagem é a segunda vitória do livro “Da Glória ao Esquecimento: os socorrenses na Segunda Guerra Mundial”, do pesquisador Derek Destito Vertino. Em Maio/2011, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei número 19/2011, de Luciano K. Taniguchi, incluindo o Dia da Segunda Guerra no calendário oficial da cidade, 8 de Maio.

A abertura do evento de inauguração da placa foi realizada por Vilma Simões. Em seguida, o pesquisador Derek Destito Vertino destacou as principais dificuldades em publicar o seu livro e os resultados obtidos de seu trabalho.  O Presidente da Câmara, Luciano K. Taniguchi, discursou sobre a importância do resgate da história local. O evento contou com a ilustríssima presença do pesquisador Márcio C. de Faria (autor do Livro “A Casa das Laranjas: Crônica dos Bragantinos na Força Expedicionária Brasileira) e Luiz Moura (ex-combatente de Bragança Paulista), que emocionaram os presentes falando brevemente sobre o descaso das autoridades e da população em geral sobre o reconhecimento dos ex-combatentes e as principais feridas ainda abertas na memória de cada um. Ao final do evento, Márcio Celestino Faria presenteou algumas pessoas presentes no evento com um exemplar de seu livro.

Durante o evento, Luiz Moura e Márcio Celestinos receberam o certificado “Amigo do Portal FEB”, desenvolvido por Eder Jacomino.

Infelizmente a inauguração não teve cobertura da mídia local e as cadeiras foram alugadas pelo Derek. Agradecimento ao ICA (Instituto de Cultura e Arte) pelo empréstimo do som, ao Marcus do Dep. de Cultura e ao Carlos Tavares do Dep. de Turismo. Espero que o destaque deste momento histórico para a cidade tenha o devido e merecido reconhecimento de todos um dia deixaram de acreditar ou apoiar projeto de pesquisa.

Colaborador: Derek Destito Vertino

derekdestito@hotmail.com / derekdvertino@gmail.com

Twitter: @derekdestito


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

4 comentários

  1. bacana mais um evento sobre nossos herois

  2. isalete leal /

    Parabenizo a prefeitura de Socorro e ao Derek pela homenagem aos HEROIS de Socorro. Nossos HEROIS não podem ser esquecido!

  3. Parabenizo a prefeitura de Socorro e ao Derek pela homenagem aos HEROIS de Socorro. Nossos HEROIS não podem ser esquecido!
    +1

  4. Paulo Davi /

    Parabéns a todos principalmente a Derek, grande pesquisador do assunto pelo amor ao tema.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Organizador do Portal FEB é o novo membro da AHIMTB | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] mais sobre os trabalhos de Derek AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, e AQUI COMPARTILHE ESSE ARTIGO! …

Deixar um comentário

Free WordPress Theme