Homenagem ao Soldado Desconhecido Brasileiro

Comemoração também resgata o Dia da Recordação dos Heróis e Martires do Holocausto

A FIERJ promoveu singela cerimonia no Monumento aos Pracinhas, no Parque do Flamengo – RIO, no domingo 7 de abril de 2013, data que será lembrada como evento de elevado significado, pela presença de representantes das Forças Armadas, Clero, diplomatas da Polonia e Alemanha e expressivo publico.

Em seu pronunciamento, o Presidente da FIERJ Jayme Salomao, destacou a importancia de homenagear os Herois da Patria, recordando o Dia de Tiradentes (21), Dia do Exército (19), Tomada de Montese na Segunda Guerra Mundial (22), ultimo tiro da Artilharia Brasileira na Italia (26) e o Dia da Aviação de Caça (Senta-a-Pua), associando a luta dos pracinhas que combateram o nazismo coma resistencia no Gueto.

O Minstro da Defesa, Embaixador Celso Amorim nao pode comparecer, enviando como seu representante o General Alvaro Gonçalves Vanderlei, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Leste, que representou tambem o seu Comandante, General Francisco Carlos Modesto.

Presidiu a cerimonia o Comandante do Primeiro Distrito Naval, Almirante Ilques Barbosa Junior, que em seu pronunciamento foi muito objetivo, destacando a importancia da solenidade e associando-se ao sentimento comum de que nunca mais se repitam tais acontecimentos tragicos do passado.

A cerimonia foi iniciada com o canto do Hino Nacional Brasileiro pelos presentes, acompanhado pela Banda de Musica do 1º. Batalhão de Guardas – Batalhão do Imperador, sob a regencia do Mestre 1º. Sargento Leonardo Da Leandro, e do Coral Israelita Brasileiro, sob a regencia do Maestro Abrahão Rumschinski. O Comandante do Batalhão, Tenente Coronel Manuel Amaral encontrava-se presente, acompanhado de familiares, bem como o Decano dos Veteranos do BG, Dr Miguel Grinspan, tambem Diretor da FIERJ, tendo servido naquela tradicional unidade histórica do Exército em 1946.

Em seguida foram acesas as 6 velas do candelabro, em memória dos 6 milhões de herois e martires do holocausto, por sobreviventes acompanhados de jovens e dos Srs. Encarregado de Negocios da Republica Polonia, Conselheiro Marceli Minc, Consul Geral da Republica Federal da Alemanha no Rio de Janeiro, Harald Klein, Diácono Nelson Aguia, representante de S. E. o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta, e Prof Israel Blajberg, Diretor de Cidadania da FIERJ.

Foi feita a aposição de uma coroa de flores, com a inscrição “A FIERJ AO SOLDADO DESCONHECIDO BRASILEIRO E AOS HEROIS DO LEVANTE DO GUETO DE VARSOVIA”, pelo Almirante Ilques, General Avaro, Tenente Coronel Rego Barros, Diretor do Monumento, Presidente da FIERJ Jayme Salomao, Veterano da FEB Tenente Israel Rosenthal e Diretor da CONIB, Dr Paulo Maltz, representando o Presidente Dr Claudio Lottenberg.

Seguiu-se o toque de silencio, e logo apos a Banda acompanhada do Coral executou o Hino dos Partisans, enquanto 15 alunos de escolas colocavam oferendas florais sobre as lapides de 15 tumulos de Soldados Desconhecidos Brasileiros, dos quase 500 existentes no Mausoleu, sendo que 13 contem restos mortais que nao puderam ser identificados, e 2 estão vazios, de pracinhas cujos corpos jamais foram encontrados. O simbolismo deste ato remete aos bravos combatentes do gueto, e aos herois e martires do Holocausto, cuja imensa maioria jamais teve uma lapide tumular. Assim, homenageando nossos herois da FEB, que fizeram o sacrificio da propria vida, estamos homenageando tambem aqueles que foram assassinados pelo nazismo. Todos lutaram pela mesma causa, contrra o mesmo inimigo.

O Presidente da Associação dos Sobreventes do Holocausto, Aleksander Henryk Laks, que foi prisioneiro durante 5 anos e meio, emocionou os presentes com um breve relato da sua resistencia nos campos de exterminio, declarando-se orgulhoso de ser brasileiro e de ter o Brasil enviado uma Força Expedicionaria para a Italia em 1944.

Compareceram representações das 3 Fôrças, da PMERJ e de Aspirantes da Escola Naval, que abrilhantaram o evento com o colorido dos seus uniformes, bem como alunos das escolas e integrantes de clubes juvenis

Entre as autoridades civis e militares, compareceram tambem Veteranos da FEB, Batalhao Suez e Fuzileiros Navais, Deputado Federal Hugo Leal, Desembargadora Denyse Levy, Vereadora Teresa Bergher, DIÁCONO NELSON AUGUSTO ÁGUIA, Representante do Arcebispo Dom Orani João Tempesta e Arquidiocese do RJ, Embaixatriz Christine de Neuvillette Manière, Diretora de Relações Publicas dos Antigos Combatentes Franceses no Rio, Pierre Alan Tournie, Diretor de Memoria, Comte Janusz Palka – Adido Militar da Republica da Polonia, Comandante da Marine National Francaise Marie-Laure Charles, Veteranos poloneses Ignacy Felczak, Kristof Gluchovski e Thomas Barcinski, participantes do Levante de Varsovia em 1944, Coroneis Dentistas Aron Felberg, Ivo Milman e Charles Klajman, Cel R/1 SANTOS OLIVEIRA, Ex- Diretor do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (2005-2007), Ten Melchisedech Afonso de Carvalho Dir Secretario Ass Ex-Cmb BR, Tenente R/2 da FEB Israel Rosenthal – Pres CD ANVFEB, Veterano Cap Osias Machado – do Senta-a-Pua, Tenente Paulo Alves,Comandante do GTM – Grupamento Tatico de Motociclistas e representação da PMERJ, Cap Ignacy Felczak, Presidente da Assoc Polonesa dos Antigos Combatentes – SPK, Ten R/2 Eliezer Moura, Diretor dos Ex-Alunos do CPOR, Tenente Israel Zukerman, Diretor dos Ex-alunos do CPOR, Profa.Dra. Aleksandra Sliwovska Bartsh, Diretora da UCAM e Sociedade Beneficiente Polonia,

Fotos: Walter Naslauski, Sgt Santos (MNM2GM), Tuli Lerner de Berredo FIERJ-DC)

Texto – Diretoria de Cidadania da FIERJ – Prof. Israel Blajberg


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

3 comentários

  1. Fatima Inhan /

    Achei lindíssima a homenagem, mas não entendi porque foram citados nomes de várias pessoas e dos ex combatentes presentes não…

  2. sou polones judeu de parte de pai shalom muito obrigado pela homenagem ao holocausto,o pai do meu pai foi partizan na frente russa partizan polones sou muito orgulhoso da minha descendencia polonesa shalom

  3. Israel Blajberg /

    Foram citados os seguintes veteranos presentes:

    Veteranos poloneses Ignacy Felczak, Kristof Gluchovski e Thomas Barcinski, participantes do Levante de Varsovia em 1944, Ten Melchisedech Afonso de Carvalho Dir Secretario Ass Ex-Cmb BR, Tenente R/2 da FEB Israel Rosenthal – Pres CD ANVFEB, Veterano Cap Osias Machado – do Senta-a-Pua, Cap Ignacy Felczak, Presidente da Assoc Polonesa dos Antigos Combatentes – SPK,

Deixar um comentário

Free WordPress Themes