Homenagem ao Expedicionário Severino Gomes de Souza

Severino Gomes de Souza nasceu aos 5 de agosto de 1924 no município de Baixa Verde (atual João Câmara) – estado do Rio Grande do Norte.  Depois de um breve período em Macaíba, mudou-se para Natal e estudou no tradicional colégio Atheneu. Curiosamente o Atheneu ficava vizinho a um batalhão do exército onde, segundo ele, “fez somente pular o muro e se apresentou às forças armadas” no ano de 1941. Logo promovido à cabo e subsequentemente à terceiro sargento, acompanhou bem de perto o frisson do desenrolar na Guerra na cidade que possuía Parnamirim Field – maior base aérea militar americana fora dos Estados Unidos. Souza pôde patrulhar algumas praias natalenses quando veio o rompimento das relações do Brasil com os países do Eixo. Souza voluntariou-se à fazer parte da Força Expedicionária Brasileira com veemência patriótica. Nascia ali um dos grandes combatentes que a FEB pode assistir.

Embarcou para a Itália no dia 22 de setembro de 1944. Tais como são os relatos de outros febianos, a imagem que viu o assombrou no porto de Nápoles, mas algo dentro daquele jovem o movia mais forte que a “paura” que invadia. Esteve presente na tentativa frustrada ao ataque de Monte Castelo dia 29/11/1944 na ocasião de seu batismo de fogo. Dia este que guarda histórias incrivelmente traumáticas. Atuou firmemente na linha de frente de infantaria no dia da grande vitória da FEB, a tomada de Monte Castelo em 21/02/1945.

Tendo passado breve período no Rio Grande do Sul, transferiu-se para o Recife onde passara mais de cinquenta anos, quando enfim retornara para o Rio Grande do Norte, onde vive atualmente como capitão reformado do exército. Desde muito menino demonstrou grande interesse pelos livros e incrível habilidade na articulação das palavras, sendo posteriormente exímio palestrante no âmbito militar e civil.

Colaborador: Luiz Gustavo – Baixista e vocalista da Banda Mr.Music; estudante de História Licenciatura.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

3 comentários

  1. parabens ao site ,isso q vcs fazem e muito bacana ,manter viva de certa forma a historia de sangue e gloria ,fico triste q poucos sabem o significado que esses heróis tem fizeram .e o meu muito obrigado a esse herói em especial , meu conterraneo.

  2. Thiana Epifanio /

    Bom dia! estou a procura do meu tio SGT Gomes Severino Gomes de Souza, no entanto os dados não batem com os que eu tenho. Qual a filiação deste citado na homenagem? Desde já agradeço.

  3. Daenio Gomes de Sousa /

    A continuidade existencial de um país se dá quando seus habitantes nativos valorizam a sua história, seus costumes, sua cultura e seus feitios de amor à Pátria.
    A melhor prova de desprendimento, de entrega e doação total ao seu país é quando o cidadão não apenas canta mas vivencia literalmente a estrofe do nosso hino nacional:
    “Verás que um filho teu não foge à luta.
    “Nem teme quem te adora, a própria morte.” ….
    numa prova irrefutável de amor irrestrito a sua Pátria, oferecendo seu bem maior aqui na Terra, A SUA VIDA!
    Parabéns aos que fazem o PortalFEBE, parabéns ao Sr. Severino Gomes de Souza, nós brasileiros temos orgulho do seu legado, e eu, especialmente, por ser seu filho.

Deixar um comentário

Free WordPress Themes