Homenagem ao Dia da Vitória no município de Socorro-SP

Câmara Municipal promove homenagem aos 67 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

No último 8 de Maio, Dia da Vitória Aliada na Europa, a Câmara Municipal promoveu pela primeira vez a comemoração cívica do “Dia da Vitória na 2.ª Guerra Mundial”, que contou com a presença de familiares de ex-combatentes locais, militares da ativa e reserva, autoridades, pesquisadores, professores e admiradores. O evento segue em respeito a Lei Municipal n.º 3.449/2011, lei de autoria do Vereador Luciano Kyochi Taniguchi, que ficou instituído o “Dia da Vitória da 2ª Guerra Mundial” no Município de Socorro, a ser comemorado todo dia 08 de maio, tendo como objetivo homenagear os pracinhas socorrenses que atuaram no maior conflito bélico da humanidade. A lei foi regulamentada pelo Poder Executivo e entrou em vigor na data de sua publicação.

A Mesa de honra foi composta pelos vereadores, vice-prefeito Jorge Fruchi e o Tenente-Coronel Jacaúna, do 6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava, estacionada na cidade para exercícios para a manutenção da Lei e da Ordem e interação com os civis. Os ex-combatentes socorrenses da Defesa do Litoral e Força Expedicionária Brasileira Benedito Vaz de Lima, Luiz Granconato, Ramiro Zucato, Thomas Marcelino Borim e Manfredo Lugli foram representados por seus familiares. O veterano José Maria Teixeira não foi representado, pois sua única filha não mora na cidade.

Após a execução do Hino Nacional, Hino de Socorro e Canção do Expedicionário, foi dado prosseguimento à Comemoração Cívica, concedendo a palavra ao historiador militar e grande incentivador Derek Destito Vertino, autor do livro “Da Glória ao Esquecimento: os socorrenses na Segunda Guerra”, e ao Tenente-Coronel Jacaúna. Em seguida, os vereadores leram, votaram e aprovaram o Requerimento nº 76/2012, dando Voto de Louvor aos soldados socorrenses que participaram ativamente no Teatro de Operações da Segunda Guerra, procedendo ao registro da homenagem aos familiares através da entrega de um certificado. Foi definido que o Tenente-Coronel Jacaúna entregasse os certificados aos familiares presentes dos ex-combatentes. Após momentos de grande emoção aos presentes, o Presidente da Casa encerrou a Comemoração Cívica.

Colaborador: Derek Destito Vertino, prof. de História e prof. esp. em História Militar derekdestito@hotmail.com


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. o dia em que o brasil se fez respeitar perante o mundo

  2. Caros senhores: Eu sou um excombatebte ainda vivo, saervi no Primeiro Esquarão de Reconhecimanto da Força Expedicionário Brasileir, ao lado do então Cap Plínio Piotaluga.Moramos juntos
    um ano denro de um carro M-8. Nós cercamos aproximadamente 12 mil homewns, na Via Emilia, na Italia, q

Trackbacks/Pingbacks

  1. Organizador do Portal FEB é o novo membro da AHIMTB | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] mais sobre os trabalhos de Derek AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, e AQUI COMPARTILHE ESSE ARTIGO! …

Deixar um comentário

Free WordPress Themes