Homenagem anônima ao Soldado Desconhecido

Por Mario Pereira*

Eu estava fora no dia 2 de outubro, levando um brasileiro nos locais onde a FEB lutou, e ontem vi uma homenagem deixada não sei por quem (e aqui está o valor) ao nosso Soldado Desconhecido. Este tipo de homenagem são expressão pura de um coração, pois não tinha nenhum tipo de obrigação de escrever o papel e colocar um pequeno ramalhete. O bilhete fará parte integrante do livro de visitas do Monumento, e para sempre no meu coração. Depois que encontrei o bilhete, fiz as fotos e não pude resistir em deixar entender quanto o Soldado Brasileiro foi apreciado aqui na Italia. Como é uma coisa que faz muita falta no Brasil (infelizmente), achei bom mostrar, e muito melhor incluir no Portal FEB. O espaço é dedicado a memória dos pracinhas brasileiros da Força Expedicionária Brasileira que combateram pela liberdade e democracia.

Tradução do Bilhete:

“Enquanto marchava com alma nos ombros, enxergaste um homen no fundo do vale, que tinha mesmo teu humor, mas a farda de outra cor. Você,que veio para morrer de tão longe da sua casa e a todas as vitimas da guerra”.


*Colaborador: Mario Pereira – Administrador e Guardião do Monumento Votivo Militare Brasiliano.

Mário Pereira, é brasileiro, registrado no Consulado de Florença, com 19 anos tirou passaporte, e nacionalidade, italiana, apenas para motivos de trabalho. Cidadão mesmo, brasileiro no coração, gaúcho na alma. Filho do Sargento brasileiro Miguel Pereira, um dos integrantes da FEB na Itália, onde ocupava a função de operador de rádio no Comando Central das tropas brasileiras. O Sargento Miguel foi o guardião dolocal até 2003, quando faleceu. Quem assumiu a missão foi seu filho, Mario, que desde menino esteve presente nas narrações do pai sobre os acontecimentos durante os anos de guerra.

Endereço:

  • VIA SEIARCOLE LAT 43.944919 LONG 10.943651
  • 51100 Pistoia, Italy

Contato:

  • mariopereira@tiscali.it
  • mariopereira.italia@gmail.com
  • +39 3483828751 Celular

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

7 comentários

  1. os febianos foram muito generosos com a populacao italiana doando cafe cigarros e comida para muitos deles salvando muitos de patrulhas alemas 45 000 soldados morreram na linha gotica que deus os tenham em bom lugar que carta bacana o maior sentimento

  2. MEU NOBRE SOGRO CHAMADO GENIVAL MAXIMO É UM VETERANO. FOI FERIDO EM MONTE CASTELO – ITALIA. TEM 87 ANOS E PARECE UM GAROTO. É MUITO VIBRADOR E REPLETO DE HONROSAS MEDALHAS. TENHO ORGULHO DE SER SEU GENRO. BRASILLLLLLL. PAULO JORGE – FAB.

  3. Lucas de Oliveira Castro /

    Aqui presto minha homenagem ao meu querido Avô, Sr. Rosalino Barbosa de Oliveira, um Baiano batalhador, combatente da FEB, meu querido amigo e Herói, foi um dos sobreviventes, cuja bravura, coragem e esperança, o trouxeram de volta. Ainda que hoje nao esteja mais entre nós, será sempre o meu Herói. Saudades!!!

    por seu Neto, Lucas

  4. Maria do Socorro Sampaio M. de Barros /

    Minha mãe a Capitã Enfermeira Aracy Arnaud Sampaio perdeu a audição (lado esquerdo) provocada pela explosão de uma mina de retardo, onde ela trabalhava, o 7th. Station Hospital,instalado em uma colonia de férias de Tirrena, subúrbio de Livorno. No momento desse acontecimento todos pensaram tratar-se de bombardeio. O efetivo de enfermeiras desse hospital era de 24 brasileiras e 67 americanas ; de pacientes baixados mil eram brasileiros e duzentos americanos ( em 23-12-1944 ). Tenho orgulho em ser brasileira!

  5. Que Deus os tenham sempre em seus braços; foram/são heróis da nossa prátia e embora nem sempre tenham seu valor devidamente reconhecido, continuam exercendo seu trabalho de salvar vidas e pelo caminho sempre tocam o coração de muitos.

  6. aahh a Italia… *-*
    quando fui praí não passei nesses locais de homenagens aos bravos soldados brasileiros, uma pena =/
    tenho um professor que AAAAAAAAAAAAAAAAAAMA a FEB de paixão! hehe vou sugerir pra ele esse blog pq acho que ele vai gostar muito ^^
    belo trabalho!

  7. Sou neto de EX combatente da FEB!!! Aurélio jorge da etnia terena de Mato grossodo sul;índios que lutaram ao lado de Americanos na 2 guerra,não tiveram o merecido respeito ao defender a nação Brasileira entregando sua vida para dfender esse País!!
    Contudo venho lhes diserem que atualmente existem índios vivos (pracinhas) em MS;;; abrços

Deixar um comentário

WordPress Blog