Heróis Esquecidos: 1º Ten Av João Mauricio Campos de Medeiros

Medeiros
(1º Gupo de Aviação de Caça)

O tenente Medeiros era carioca, nascido no Rio de Janeiro em 15.04.1921. Era filho do Dr. Mauricio de Medeiros, famoso médico psiquiatra e membro da Academia Brasileira de Letras. Chegou a cursar Agronomia em Viçosa (MG) mas logo depois desistiu do curso e ingressou na Escola de Aeronáutica.

Antes de seguir para a Itália com o 1º Grupo de Caça, Medeiros já tinha participado de uma ação bélica aqui na costa brasileira durante sua participação no patrulhamento do Atlântico-Sul. Fazia um voo de patrulha em um PBY-Catalina quando atacou um submarino alemão na costa do Rio de Janeiro causando-lhe danos severos. Já no 1º Grupo de Caça seguiu para Aguadulce no Panamá para treinamento com o caça Curtiss P-40  e depois para a base de Suffolk nos Estados Unidos para complementar o treinamento no caça Thunderbolt P-47, que seria o avião utilizado pelo 1º GAvC na Itália.

Na campanha da Itália Medeiros cumpriu 32 missões de ataque. Na última delas, teve uma morte trágica. No dia 2 Janeiro de 1945, ao atacar uma locomotiva na estação de Alessandria, seu Thunderbolt foi atingido mortalmente. Conseguiu abandonar o avião e antes do salto, ainda teve tempo de comunicar aos companheiros que iria saltar. Na queda seu paraquedas o direcionou para uma rede de alta tensão e como estava baixo, não houve tempo nem altura suficiente para desviar o paraquedas da rede elétrica. Ele chocou-se com os fios, sendo eletrocutado instantaneamente. Seus colegas só tiveram confirmação de sua morte após a guerra. Ninguém da sua esquadrilha percebeu o que havia acontecido e todos pensavam que o Medeiros estava salvo e talvez tivesse sido feito prisioneiro. Somente depois de terminada a guerra é que encontraram sua sepultura e tiveram conhecimento do que ocorrera. Seus restos mortais repousam atualmente no Monumento dos Pracinhas.

Medeiros foi promovido “post-mortem” a Capitão e possuía as seguintes condecorações: Cruz de Bravura, Cruz de Sangue, Cruz de Aviação Fita A, Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul,, Distinguished Flying Cross (EUA), Air Medal, (EUA). Presidential Unit Citation (EUA)

 

Colaborador: Marcus Vinicius de Lima Arantes (mv-arantes@uol.com.br)

Fontes: Anotações Pessoais / Senta a Pua (Rui Moreira Lima) / Torpedo, o Terror no Atlântico (Marcus Vinicius de Lima Arantes)

Veja também:

Série Heróis Esquecidos: Sd João Moreira Alberto – 6º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Alberto Rossi – 6º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Abonilo Amaro de Melo – 1º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Humberto Alves Nogueira – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Arlindo Tavares Pontes – 1º RI

Série Heróis Esquecidos: Sg Nilo de Morais Pinheiro – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sg Max Wolf Filho – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sg José Fonseca e Silva – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Júlio Nicolau – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd João Nunes – 1º RI

Série: Heróis Esquecidos – Sd Olavo Soares do Amaral

Série Heróis Esquecidos: Soldado José Varela‏

Série Heróis Esquecidos – Tenente Deschamps


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Adriana Regina de Freitas /

    Boa noite , não encontro registros sobre o meu avô o Tenente João de Freitas de Viçosa Minas Gerais. A família possui um grande averso de fotos do período que passou na Itália. Espero retorno

  2. Antonio Carlos Salvador /

    Li em uma publicação da FEB que o tenente Mauricio era de Petropolis. Será que tinha outro Maurício?

Deixar um comentário

Free WordPress Theme