Grupo Histórico Montese marca presença em evento no Dia da Arma de Engenharia

grupo montesePor Maidel Branco

O evento foi promovido no 2° Batalhão de Engenharia de Combate Borba Gato em Pindamonhangaba (SP), em comemoração ao Dia da Arma de Engenharia e morte de Duque de Caxias (Patrono do Exército Brasileiro).

A solenidade contou com a presença do Coronel Conrado (Comandante da unidade), além dos oficiais General Hélder (Aeromóvel Caçapava), Coronel Eli Comandante (6° Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava-SP) e General Hélder de Freitas Braga (12° Aeromóvel Brigada de Infantaria Leve Fornovo Di Taro).  A execução da Canção da Engenharia, Canção Braço Forte, Hino Nacional e Canção da Força Expedicionária Brasileira marcou

A exposição de viaturas históricas enriqueceu a solenidade com a colaboração de um grupo de reencenadores com réplicas de uniformes da época da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial O Grupo Montese é formado por filhos de veteranos, militares da reserva e entusiastas do Vale do Paraíba para promover a memória da gloriosa FEB na Campanha da Itália.

O Batalhão de Engenharia da FEB foi oficialmente a primeira tropa do Exército Brasileiro a se defrontar com o inimigo, no dia 4 de setembro de 1944. As suas arriscadas missões foram marcadas com a detecção e desarmamento de minas, além da construção e reparo de pontes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Arma da Engenharia foi representada pelo 9º Batalhão de Engenharia (Aquidauana-MS), incorporada a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária da FEB, logrando êxito em importantes conquistas nas Batalhas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Themes