Formação de Professores para o ensino da FEB em Santa Rosa

No dia 22 de maio de 2013, pela manhã, discorri sobre o tema “A Participação do Brasil na Construção da Paz Mundial, inspirada na história e nos feitos heróicos da Força Expedicionária Brasileira – FEB”, como oficina na Formação dos Professores Municipais de Santa Rosa nas matérias de História e Geografia, que contou com a presença de 30 docentes.

Esta formação foi realizada em decorrência da aprovação pelo Conselho Municipal de Educação de Santa Rosa do Parecer nº 39, de 02 de outubro de 2012, que trata da inserção no currículo escolar municipal sobre o tema, que foi publicada no Portal FEB AQUI

Teve muito boa receptividade o tema abordado, bem como houve muita interação e participação durante a apresentação. Procurei deixar claro que estava ali para contribuir, pois todos são graduados, no sentido de divulgar esta parte da história do Brasil muitas vezes esquecida e abordada de forma superficial nos currículos escolares, onde são reservados pequenos espaços nos livros didáticos utilizados como bibliografia.

E, sem dúvida nenhuma reconheço que essa formação só pôde ser realizada devido ao entendimento dos conselheiros municipais de educação que aprovaram o Parecer para inclusão no currículo escolar de Santa Rosa, do tema acima citado.

Aos conselheiros e a Secretaria Municipal de Educação e Juventude de Santa Rosa agradeço o reconhecimento em relação a importância do tema, bem como a oportunidade de contribuir em mais uma etapa da formação dos professores municipais. A Cobra continua fumando.

Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas. Neto de Ex-Combatente. Major da Brigada Militar há 27 anos, Asp PM 88, atualmente Cmt do 4º BPAF em Santa Rosa.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Giancarlo /

    Louvável iniciativa! A valorização dos feitos históricos dos nossos heróis Expedicionários deve ser defendida e trabalhada com a nossa carente juventude. Nossos jovens precisam ter mais informações a respeito do passado recente do Brasil.
    Infelizmente, hoje vejo pessoas que, com elevado grau de instrução, questionam a existência do Exército Brasileiro. Isso é consequência do nosso sistema escolar que a muito tempo esqueceu de formar alunos pensadores e críticos.

    Parabéns a todos os envolvidos nessa iniciativa!
    O Brasil precisa de pessoas como vocês!

  2. isalete leal /

    Parabéns ao Vladimir Ribas, Santa Rosa, conselheiros e a Secretaria Municipal de Educação e Juventude. Contribuindo para que a FEB e seus veteranos sejam reconhecidos e valorizado. Nossa História não pode ficar no esquecimento.
    Um exemplo que todas as cidades deveriam seguir.
    Já postei esse artigo para várias pessoas que podem ajudar no crescimento dessa iniciativa.

Deixar um comentário

WordPress Blog