Força Expedicionária Brasileira em HQ’s

Meu nome é Adriel Silva, sou estudante de História da UFRN

Iniciei o projeto em 2009, fazendo entrevistas com veteranos da Segunda Guerra Mundial. A Ideia é contar a história da FEB utilizando o relato das experiências de cada veterano entrevistado para dar uma visão mais profunda das batalhas e operações em que os depoentes estiveram envolvidos. A ideia é tentar abordar desde a entrada do Brasil na Segunda Guerra até o retorno dos pracinhas com o final do conflito. O objetivo principal é que o resultado final seja um livro que, além dos quadrinhos, tragam também mais informações à respeito da FEB através de textos complementares, mapas, gráficos e outros elementos que facilitem e deixem a leitura mais interessante ajudando a divulgar um pouco mais esse capitulo da história do nosso país.
Até agora foram entrevistados 6 veteranos, além de familiares de um FEBiano morto em ação.
Apesar de estar trabalhando no projeto desde 2009, ainda não tenho previsão pra término, pois alem do projeto passar por algumas reformulações, tenho de dividir o tempo com outras atividades.
De maneira geral, a problemática não é muito especifica. Está mais para uma compilação de historias que me foram contadas por veteranos que entrevistei ou pessoas ligadas a eles. A intenção é contar as historias deles, e amarrá-las através da macro historia, contando as experiências deles, e em seguida dar uma visão mais geral do que eles estavam envolvidos, partindo da visão do individuo para depois explicar a movimentação de tropas, batalhas, etc.
Colaborador: Adriel Silva fladriel@hotmail.com

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

10 comentários

  1. Coronel Telhada /

    Prezado:
    Não sei se é de seu conhecimento, mas nos anos 60 foi veiculada uma série de revistas em quadrinhos com histórias da FEB, tenho alguns exemplares raros guardados comigo. São exemplares muito legais e bonitos.
    Grande abraço.

  2. Legal demais.Parabéns pelo projeto.

  3. pelo que eu me lembro nos anos 80 tinha a revista kripta e pesadelo com a historia da f.e.b era o sargento moleza quem se lembra dele?

  4. Sirio S. Fröhlich /

    Parabéns, Adriel, pelo projeto e pelo resultado parcial do trabalho, acima apresentado.
    Certamente, será muito bem recebido e alcançará o público jovem, que pouco sabe sobre os feitos da FEB e dos nossos pracinhas.
    Pleno sucesso no empreendimento!

  5. Maria do Socorro Sampaio M. de Barros /

    O olhar de um jovem sempre traz movimento e você Adriel está de parabéns!

  6. Antonio Nuñes /

    Vc concordaria ceder a storyboard p/ 1 filme? Penso em fazer 1 filme a respeito , q podia ter a HQ como roteiro e script.

  7. Adriel Silva /

    primeiramente agradeço aos comentários de todo mundo

    depois que eu comecei a pesquisa pra fazer o quadrinho eu encontrei 2 exemplares em pdf. da história em quadrinho que o Coronel Telhada falou. realmente são bem legais.

    Antonio Nuñes, fico feliz pela sua idéia, mas na verdade o trabalho todo gira em torno de várias histórias, e não de uma unica longa historia como seria necessário pra se produzir um filme. mas se você quiser, podemos entrar em contato para conversar a respeito.

  8. Irmão,
    Esta muito legal, continue trabalhando e me avise quando sair, pois eu mesmo vou comprar vários…

  9. Bruno Pessoa Villela /

    Primeiramente, parabéns pela iniciativa Adriel Silva. Gostaria de me juntar aos seus esforços neste trabalho árduo. Posso elencar vários motivos, mas mencionarei apenas um é muito caro para mim, meu avo foi febiano. Eu estou realizando um projeto de pós-doc em história referente aos quadrinhos produzidos sobre a FEB entre 1950-1970,e a preservação e divulgação da história e memoria.
    Neste sentido também gostaria de trocar contato com você Coronel Telhada, também possuo algumas edições de distintas gráficas, como a Grimald e poderíamos fazer uma troca de material.
    Estou a sua disposição Ariel e espero poder de alguma forma contribuir com seu trabalho.

Deixar um comentário

Free WordPress Themes