FIERJ e Forças Armadas em Emocionante Homenagem

Por Israel Blajberg
Diretor de Cidadania da FIERJ (Federação Israelita do Rio de Janeiro)

No domingo, 13 de abril de 2014, a Federação Israelita do Rio de Janeiro – FIERJ promoveu no Monumento aos Pracinhas, no Parque do Flamengo a Homenagem ao Soldado Desconhecido Brasileiro e Dia da Recordação dos Heróis e Mártires do Holocausto.

Além da Diretoria da entidade e lideranças comunitárias, e tiveram presentes representantes das Forças Armadas, da Igreja, Consul da Alemanha Harald Klein e Consul Honorário do Estado de Israel no RJ Dr Osias Wurman, diretores e membros de Associações de Veteranos de Nações Amigas (França, Polônia, EUA e Royal British Legion), e Nacionais (Fuzileiros Navais, Ex-Alunos do CPOR, CNOR, Batalhão Suez, Forças de Paz da OEA), Colégio Militar do Rio de Janeiro, escolas secundárias e organizações juvenis.

A solenidade foi presidida pelo General Francisco Carlos MODESTO Comandante Militar do Leste, e Sra., presentes ainda o General MARCIO Roland Heise – Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exercito, e Sra., General Walter Nilton Pina STOFFEl – Comandante da Escola de Comando e Estado Maior do Exército – ECEME, Contra-Almirante Marcelo Francisco CAMPOS, Comandante da Escola Naval, Brigadeiro Médico Dr Sergio Idal ROSENBERG, Subdiretor Técnico da DIRSA – Diretoria de Saúde da Aeronáutica, Tenente Coronel Carlos Alberto do REGO BARROS – Diretor do Monumento Nacional aos Mortos da 2ª. Guerra Mundial, e Sra., Sr Harald Klein – Consul Geral da Republica Federal da Alemanha no Rio de Janeiro e Sra, Diácono Nelson Augusto Águia, Representando o Cardeal do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, Dr Paulo Maltz – Diretor da CONIB – representando o Presidente Dr Claudio Lotenberg, Dr Jayme Salim Salomão – Presidente da FIERJ e Sra., Prof Israel Blajberg – Diretor de Cidadania – FIERJ, e Sra., Comandante Estevão, representando o Vice Almirante Paulo Cezar de Quadros Kuster – Comandante do 1º. Distrito Naval, Tenente-Coronel Aviador Macedo, Comandante da Base Aérea de Santa Cruz, Capitão de Fragata João Abrahão da Silva, da APRAMA, e Sra.

A solenidade foi iniciada com o canto do Hino Nacional Brasileiro pelos presentes, acompanhados pela Banda de Musica do 1º. Batalhão de Guardas – Batalhão do Imperador, sob a regência do Mestre 1º. Sargento Luiz Claudio, e pelo Coral Israelita Brasileiro, sob a regência do Maestro Abrahão Rumschinski.

Encontrava-se em posição de destaque a Guarda de Lanceiros do 1º. Regimento de Cavalaria de Guardas, em uniforme histórico, e os Estandartes da Escola Naval, Fuzileiros Navais e das Associações de Veteranos Nacionais e das Nações Amigas.

Foi feita a aposição de uma coroa de flores, com a inscrição “A FIERJ AO SOLDADO DESCONHECIDO BRASILEIRO E AOS HEROIS DO LEVANTE DO GUETO DE VARSOVIA”, pelo General Modesto, Veterano da FEB Tenente Israel Rosenthal e Presidente da FIERJ Jayme Salim Salomão.

Em seguida foram acesas as seis velas do candelabro, em memória dos 6 milhões de heróis e mártires do Holocausto, por sobreviventes e Veteranos da FEB, acompanhados de jovens alunos das escolas e dos movimentos juvenis. Participaram do acendimento Sr Aleksander Henrik Laks – Presidente Associação Brasileira Sobreviventes do Holocausto- Rio de Janeiro, Sr. Harald Klein, Cônsul-Geral da República Federal da Alemanha no Rio de Janeiro, Sr Freddy Glatt- Vice Presidente Associação Brasileira dos Sobreviventes do Holocausto- no Rio de Janeiro, Diácono Nelson Águia – Representante de S Eminencia o Cardeal Dom Orani Tempesta, Sr Fredy Sobotka – Sobrevivente do Holocausto, Veterano Ten Dr Israel ROSENTHAL – Presidente do Conselho Deliberativo da Casa da FEB, Veterano Manuel Bonfim Barreto, voluntario da Royal Navy na Retirada de Dunquerque em 1940, Sr Isak Kimelblat – Partisan e coautor do livro “Guerrilheiros Judeus na Segunda Guerra Mundial”, Tenente da Marinha Melchisedech Afonso de Carvalho, Diretor Secretario da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Rio de Janeiro, Prof Israel Blajberg – Diretor de Cidadania da FIERJ e 1º. Vice-Presidente da Casa da FEB, Dr Samuel Rosenberg Sobrevivente do Holocausto, Tenente Médico Dr Carlos Henrique Bessa, Veterano da FEB do 1º. Batalhão de Saúde, Dra Sofia Debora Levy – Conselheira do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Sra Roza Rudnik – Sobrevivente do Holocausto, Sr Simon Jules Moskal – Sobrevivente do Holocausto, Dr Miguel Grinspan – Decano dos Veteranos do 1º. Batalhão de Guardas – Batalhão do Imperador, Babalaô Ivani dos Santos, Profa.Dra. Aleksandra Sliwovska Bartsh, Diretora da UCAM e Sociedade Beneficiente Polônia, Capitão Eng Ignacy Felczak – Presidente da SPK – Veteranos Poloneses no Brasil, Ten FEB Juventino da Silva – Pres Ass Ex Cmb BR Seção Nova Iguaçu, Vet FEB Ramiro Hey Cabral, Commandant (Marine Francaise) Roland Jean Jacques Melo, Presidente da AFAC – Association Française des Anciens Combattants du Brésil à Rio de Janeiro, Tenente R/2 Sergio Pinto Monteiro, Presidente do Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva -CNOR

Além destes compareceram Veteranos Ward Ryan (EUA), Ronald Lees (Royal British Legion), Israel Wangler – Secretario Geral da Organização Brasileira dosVeteranos das Nações Unidas e Estados Americanos, Cel Dent R/1 Dr Aron Felberg, Cel Méd Aer Dr Max Feldman, Diretor da Divisão de Medicina Aeroespacial e Operativa da DIRSA – Diretoria de Saúde da Aeronáutica, Veterano Ulisses e demais Diretores da AVCFN, Tenentes R/2 Ricardo, Presidente da AORE-RJ e Jonhy,

Seguiu-se o toque de silêncio e a interpretação do Hino dos Partisans pelo coral, regido pelo Maestro Abrahão Rumchinski, enquanto alunos de escolas secundarias e do Colégio Militar colocavam oferendas florais sobre as lápides de 15 túmulos de Soldados Desconhecidos Brasileiros, dos quase 500 existentes no Mausoléu.

O simbolismo deste ato remete aos bravos combatentes do Gueto de Varsóvia e aos heróis e mártires do Holocausto, cuja imensa maioria jamais pôde contar com uma lápide tumular.

Assim, homenageando os heróis da FEB, que fizeram o sacrifício da própria vida, relembramos também aqueles que foram assassinados pelo nazismo. Todos lutaram pela mesma causa, contra o mesmo inimigo do passado.

O Presidente da Associação dos Sobreviventes do Holocausto, Aleksander Henryk Laks, que foi prisioneiro executando trabalho escravo infantil durante cinco anos e meio, emocionou os presentes com um breve relato da sua resistência nos campos de extermínio, declarando-se orgulhoso de ser brasileiro e de ter o Brasil enviado uma Força Expedicionária para a Itália em 1944.

Em seu pronunciamento, o Presidente da FIERJ Jayme Salim Salomão destacou a importância de homenagear os Heróis da Pátria, recordando os 70 Anos do Desembarque da FEB na Itália e PESSACH – a Festa da Liberdade, que começa no dia seguinte, e o aniversário da grande vitória da FEB na Batalha de Montese, duas efemérides marcantes que expressam os ideais de liberdade, na semana que coincidem as Pascoas Cristã e Judaica, recordando as palavras do Papa Francisco, em sua saudação de dois dias atrás, dirigidas ao Rabino de Roma, e associando a luta dos pracinhas que combateram o nazismo com a resistência judaica no Gueto de Varsóvia.

Encerrando a cerimonia, usou da palavra o General MODESTO, Comandante Militar do Leste, que em seu pronunciamento destacou a importância da solenidade, associando-se ao sentimento comum de que nunca mais se repitam tais acontecimentos trágicos do passado. Recordando as 6 milhões de vidas perdidas no Holocausto, mencionou que “1,5 milhão de crianças sequer tiveram tempo de sonhar, e que todos desejamos um mundo de igualdade e fraternidade”, e que devemos todos ensinar as gerações seguintes a ter esperança e não esquecer o passado, uma responsabilidade de todos nós, sendo muito aplaudido pelos presentes.

.

Fotos:

Sgt Santos – MNM2GM

Robert Photo Report

Israel Blajberg – FIERJ


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Rosete Roizenblit Rubin /

    Maravilhoso. soldados que defendendo a liberdade honraram o Brasil.Brasileiros-judeus que honram a comunidade;
    Parabéns à FIERJ ao homenageá-los em vida; Muito merecidamente;
    Por descuido, não me toquei na data. deveria ter iso prestigiar. Israel e Fanny,vizinhos de antigamente, um forte abraço; Vou tentar entrar em contato; Iashe Coach a todos; Rosete Roizenblit Rubin.

Deixar um comentário

WordPress Themes