Félix Araújo: Uma Vida Dedicada ao Povo!

Félix de Souza Araújo (Cabaceiras, 22 de dezembro de 1922 — Campina Grande, 27 de julho de 1953) foi um político brasileiro, vereador de Campina Grande, no estado da Paraíba. Também foi poeta, tribuno, secretário de governo, ensaísta, crítico literário, escrituário, livreiro, radialista, jornalista e conferencista. Félix Araújo foi assassinado em 1953, em razão da sua luta contra a corrupção administrativa. Foi pai de Félix Araújo Filho, prefeito de Campina Grande.

Foi pracinha voluntário da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Lutou nos campos da Itália contra o nazifacismo. Foi correspondente de guerra e fundou o jornal “Cruzeiro do Sul”. Ao voltar, fixou residência em Campina Grande.

Elegeu-se vereador mais votado de Campina Grande em 1951, pelo PL (Partido Libertador). Rompeu com o prefeito Plínio Lemos e com o governador José Américo de Almeida. Escreveu o “Acuso”, manifesto contra o governo de José Américo de Almeida. No mesmo ano, em 13 de julho de 1953, foi baleado, pelas costas, por João Madeira, guarda-costas do então prefeito de Campina Grande, Plínio Lemos. Momentos após o atentado, João Madeira foi encontrado – e preso – escondido na residência do citado prefeito. Félix Araújo faleceu aos 30 anos de idade, em 27 de julho de 1953, em decorrência dos ferimentos, na Casa de Saúde dr. Francisco Brasileiro, em Campina Grande – Paraíba.

Colaborador: Mário de Sousa Araújo Filho, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Maria do Socorro Sampaio M. de Barros /

    Mais um GUERREIRO para honrar a GALERIA de nossos HERÒIS! Além de ser voluntario na FEB, exerceu como cidadão o difícil papel político de LUTAR contra a CORRUPÇÂO. Indecente pensar que morreu em defesa da Pátria com apenas 30 anos! O grande inimigo dele estava aqui mesmo no Brasil.

  2. antonio geraldo /

    agradeço a Deus por este site maravilhoso.pois sou paraibano da cidade de campina grande e ainda não conhecia a historia deste ilustre guerreiro que tombou vitima da covardia,que falta esta fazendo nos dias de hoje nosso amado heroi

Deixar um comentário

Weboy