Expedicionário Fortunato Gonçalves Mendes

Soldado Fortunato Gonçalves Mendes, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial

1920 – 2007

Fortunato Gonçalves Mendes nasceu no município de Piquete/SP, em 29 de junho de 1920, filho de João Antônio Gonçalves Mendes e Georgeta Gonçalves Mendes. Morou em Mogi das Cruzes/SP antes de mudar-se para Taubaté/SP. No Exército, ganhou várias medalhas em diversos esportes, principalmente no atletismo, tendo disputado inclusive a São Silvestre. Servia em Caçapava/SP quando embarcou para a Itália para integrar a FEB.

Após seu retorno em 1945, mais de um ano longe de casa, casou-se em 1947 com Maria Gonçalves Mendes. Ingressou na Força Pública do Estado de São Paulo e, antes de ser transferido para o distrito taubateano de Quiririm, trabalhou na Ilha Anchieta (Ubatuba/SP) poucos anos antes do “Grande Levante”.

Aposentou-se e mudou-se novamente para a cidade de Taubaté. Sempre calmo e austero, conservou a disciplina, a seriedade e a postura militares no convívio com a família e amigos. Bem-humorado, gostava de esportes, natureza, jardinagem, pássaros, pescaria, de conversar e de participar dos eventos militares. Sempre quis reencontrar os amigos da FEB e retornar à Itália para visitar o país que ajudou a libertar.


Colaborador: Prof. Msc. Gerson de Freitas Junior


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

11 comentários

  1. Gerson de Freitas Junior /

    Prezados,

    muito obrigado pela homenagem ao meu avô, Fortunato Gonçalves Mendes. Ele sempre amou o Brasil e teve orgulho por ter sido em expedicionário.

    Para nós, é uma honra que nosso avô esteja no site.

    Att.,

    Gerson de Freitas Junior

  2. LAURA MIRANDA /

    PREZADOS,

    OBRIGADA PELA GRANDE HONRA OPORTUNIZADA AO MEU AVÔ, ESCREVO POR MIM E POR MINHA FAMÍLIA EM AGRADECIMENTO AO RECONHECIMENTO DE UM HOMEM QUE TANTO OFERECEU A SEU PAÍS E SUA FAMÍLIA, OFERTANDO SUA VIDA COM DEVOÇÃO E AMOR. UM VERDADEIRO HERÓI.

    ATT.

    LAURA MIRANDA

  3. Eduardo Mendes do Nascimento /

    Também sou militar, sobrinho deste grande homem, grande brasileiro e patriota, minha falecida mãe falava muito dele para nós, com muito orgulho, que também temos. Que Deus abençoe sua família e a todos. Obrigado.

  4. GERSON DE FREITAS JUNIOR /

    Prezado Eduardo,

    você era sobrinho do meu avô Fortunato? Não te conheço. Poderia entrar em contato? Abraço!

  5. Eduardo Mendes do Nascimento /

    Sim, sou primo de sua mãe e filho de sua tia avó Vicentina, irmã do tio Fortunato. Quando eramos crianças eu e meus irmãos, íamos a Taubaté e a Quiririm, e com o tio Osvaldo, o tio Alberto, seu avô e meu pai, nós pescávamos aí na região, éra muito bom, na casa do tio Fortunato, eu me lembro da central de telefones e agente brincava muito. Que saudade! Abraço primo!

  6. Puxa vida, que legal! Entra em contato pelo email: gerson.freitas.junior@gmail.com ou pelo facebook.

    Abração!

    Minha mãe vai ficar feliz em saber. Você escreve de qual cidade?

  7. Eduardo,

    minha mãe ficou emocionada demais! Pediu para você entrar em contato. Lembrou que você nos procurou e que não encontrou ninguém na sua visita. Ela disse que tentaram muito entrar em contato com você, mas não tinham referência alguma (telefone, endereço, etc.).

    Venha nos visitar, primo! (12) 99184-2312

    Abração!

  8. Prezado Eduardo,

    entre em contato, por favor.

    Grande abraço.

    Gerson

  9. GERSON DE FREITAS JUNIOR /

    Prezado Eduardo,

    bom 2015 para você e sua família!

    Abraço.

    Gerson

  10. Gerson de Freitas Junior /

    Prezado Eduardo,
    como poderíamos entrar em contato com você?
    Abraço!
    Gerson

  11. Prezado Eduardo,
    por favor, entre em contato.
    Grande abraço!
    Gerson
    gerson.freitas.junior@gmail.com

Deixar um comentário

WordPress主题