Evento do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná

Durante os quatro dias de evento no Encontro Nacional da FEB em São Bernardo do Campo, pouca atenção deram aos colaboradores de outras regiões do país que, com esforço, bancaram do próprio bolso os custos da viagem para o evento.

Apesar da desmotivação e descaso com os pesquisadores no país, os colegas do Paraná trazem novidades.

Boas notícias:

O Instituto Histórico e Geográfico do Paraná a cada trimestre promove a exibição de um filme de interesse histórico em um projeto que a cada dia toma força. Dia 12 de novembro (terça feira, às 15 hs), vamos mostrar dois filmes de curta duração.

casteloArredores de Monte Castelo

O primeiro trata de uma coletânea de fotografias do acervo da Revista Life que mostra todo o poderio da propaganda alemã. O 2º filme com imagens cedidas pela Rede Globo, e organizadas pelos arquivos do Exército e a Fundação Armando Alvares Penteado, tratará do tema “O Brasil e Monte Castelo”:

São 20 minutos de imagens inéditas com narrativa.

Antes e depois da projeção dos filmes faremos explicações e comentários dos momentos históricos. Somos dois especialistas em assuntos da FEB. As projeções ocorrem no auditório do IHGPR com a presença de publico e associados.

Local:

IHGPR. Rua José Loureiro nº 43
Curitiba-PR.

Colaboração: Prof. Carmen Lúcia Rigoni

Foto: Alexandre Pouchain de Moraes


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Carmen Lúcia Rigoni /

    No dia 12 e novembro nos reunimos no auditório do IHGPR para a apresentação dos dois filmetos. O primeiro com fotografias inéditas da Revista Life, reportava-se ao grande poderio da propaganda nazista. O Segundo sobre a FEB consistiu em uma reunião de imagens obtidas dos arquivos do Exército Brasileiro e norte-americano. Eu havia convidado dois especialistas no estudo do Brasil na guerra, não sei os motivos, não compareceram. Assumi a exposição inteira, foi gratificante, pois os presentes eram pessoas interessadas no assunto e a interação com o publico foi gratificante. Muitas perguntas faziam referencias aos problemas que a historiografia já encaminhou com análises profundas, principalmente sobre as causas da entrada do Brasil na guerra e sobre o Holocausto. Resultou quase em uma mesa redonda onde a palavra livre ajudou a agregar conhecimentos.
    Parabéns ao IHGPR, pelo espaço proporcionado ao debate. Um belo projeto promete para o ano de 2014 ” Jovens Talentos da pesquisa” um foro aberto para os alunos graduandos das nossas universidades nas áreas da História, Geografia, Sociologia e Jornalismo.
    CarmenLúcia Rigoni- Diretora de Pesquisa do IHGPR.
    Curitiba, nov. de 2013

Deixar um comentário

WordPress主题