Entusiastas do Vale do Paraíba criam Grupo para promover a FEB

grupo monteseEntusiastas do Vale do Paraíba criam Grupo para resgatar a História da Força Expedicionária Brasileira.

O Grupo Montese foi fundado no dia 07 de Março de 2019, em Pindamonhangaba (SP), com a elaboração e assinatura do Estatuto que servirá de referência para as atividades.

O grupo de filhos de expedicionários e militares da reserva é liderado por Maidel Branco, que promoverá o primeiro evento com um desfile de viaturas em parceria com a unidade militar de Pindamonhangaba, no dia 10 de Abril.

estatuto

Trecho do Estatuto Assinado pelos membros

Art.1º – O GRUPO  MONTESE, fundado na data de 07 de março de 2019 , é uma sociedade civil, particular, organização não governamental, de duração indeterminada sem fins lucrativos, para seus integrantes.

Art.2º - O GRUPO  MONTESE, terá caráter Altruísta, Assistencial,  Educativo, tendo como normas primazes e metas:

A - Amor à Pátria;
B - Respeito à Constituição Federal;
C - Preservação da Vida da Cultura Nacional do Meio Ambiente e do Patrimônio Nacional;
D - Dignidade da Família Brasileira, do homem e da mulher com o enaltecimento do trabalho da educação da cultura e do lazer a que todos devem ter direito.
E – O GRUPO  MONTESE, será  especializada na realização de projetos cultural na área da segunda guerra , voltados para a disciplina à ordem e a hierarquia adquirida nas fileiras militares de nosso país.
F - As motivações dos componentes do O GRUPO  MONTESE  para aderirem à MONTESE  são variados e pessoais, com o ponto de junção na crença de que a formação e a experiência podem ajudar em benefício de desenvolvimento do país dentro dos preceitos da educação familiar tradicional e da educação militar adquirida por seus componentes dentro das forças armadas.
G - Os componentes do O GRUPO MONTESE respeitarão qualquer credo religioso ou ideologia política, mas não se sujeitarão a influências de pessoas físicas ou jurídicas, portanto, sendo O GRUPO  MONTESE uma visão não política  voltada ações sociais de resgatar a memória de nossos herois “FEB”  do Brasil.
H – O GRUPO  MONTESE e seus componentes aceitarão o princípio da fraternidade e colaboração entre todos os povos da Terra, baseando sua assistência em critérios objetivos, sem preferência de qualquer espécie.
I – O GRUPO  MONTESE é uma entidade independente de qualquer pressão, estado, governo, associação política,  religiosa ou de qualquer empresa ou de sindicatos nacionais e ou internacionais.
J – O GRUPO  MONTESE não prestará os seus serviços às causas para fins bélicos a não ser em defesa do Brasil, ou atividades que ameaçam o Meio Ambiente ou à dignidade humana em acordo aos preceitos constitucionais.
K - Anônima e voluntariamente, os componentes do GRUPO  MONTESE não procurarão status em suas ações ou mesmo obter lucros financeiros ou profissionais das atividades desenvolvidas pela entidade.

Art.3º –  O GRUPO  MONTESE Proporcionar aos integrantes  , atividades culturais, educativas desde que seja em relação aos nossos herois da FEB.

A - Promover atividades assistenciais a associados ou a terceiros, de maneira direta quando em condições ou através de parcerias com outras instituições públicas ou particulares;
B - Facilitar o acesso a material didático de ensino , tudo que relacionado aos nossos herois , uniformes com custos mais baixos aos integrantes do GRUPO  MONTESE.

Art.4º - Além dos objetivos acima descriminados, O GRUPO  MONTESE,  colaborará com a sociedade e os órgãos competentes operacional, em Escolas, Sociedades Amigos de Bairro , Associações Particulares, Grupos Escoteiros, Sociedades Religiosas, Sindicato, Clubes Esportivos e também quando solicitado a Empresas Publicas ou Particulares.

Art.5º – O GRUPO  MONTESE promovera a formação básica de seus integrantes , em todas as áreas de atuação da instituição, bem como o treinamento necessário através de ordem unida e ministrados por um integrante.

Art.6º – O GRUPO MONTESE manterá intercâmbio com demais instituições nacionais ou estrangeiras, estabelecendo formas de cooperação, organizando ou participando de congressos, palestras, cursos ou outras atividades que forem julgadas convenientes relacionada a FEB em especial Montese

Art.7º - Para a consecução dos objetivos acima descritos, O GRUPO  MONTESE sempre promovera as atividades determinadas por um integrante , e que serão regidos por Regimentos Internos próprios e definidos a posterior de acordo com as necessidades de crescimento do grupo .

Art.8º - No desenvolvimento de suas atividades, O GRUPO  MONTESE não fará quaisquer discriminações de raça, credo, cor, condição social, física ou sexo.

Art.9º – O GRUPO  MONTESE  terá uma disciplina de  funcionamento das atividades, respeitando sempre a hierarquia entre os integrantes.

Art.10º - A fim de cumprir sua(s) finalidade(s), O GRUPO  MONTESE, poderá organizar-se em tantas unidades de prestação de serviços sociais, que se fizerem necessárias, as quais serão disciplinadas pelo Regimento Interno Disciplinar, em quaisquer partes do Território Nacional ou fora dele, sempre obedecendo às legislações vigentes Internacionais, Nacionais, Estaduais e Municipais.

Capitulo 2
DOS COMPONENTES ASSOCIADOS

Art.11º – O GRUPO  MONTESE , será constituída por número ilimitado de apoiadores, que serão admitidos, a juízo de indicação de seus integrantes, dentre pessoas idôneas, de preferência que tenha servidos as Forças Armadas Brasileiras e outros profissionais habilitados civis que honra nossos herois e maiores de idade.

Parágrafo 1º: Os interessados em participar do GRUPO  MONTESE  deverão preencher uma Ficha de Pedido , devendo depois de aceito, passar por processo adaptativo de capacitação de conhecimentos nas áreas de interesse da instituição relacionado a tudo que for sobre a FEB “não eliminatório”, servindo apenas para direcionar o integrante dentro das várias linhas de serviço do GRUPO MONTESE. Deverá também apresentar documentos comprobatórios  de sua conduta integra social e demais documentos nacionais a critério.

Parágrafo 2º: Ao  GRUPO  MONTESE, será aprovado seu ingresso por meio de reuniões registrada em ata . Devendo o indicado preencher parte dos requisitos do grupo.

Parágrafo 3º: Todos do GRUPO  MONTESE, que forem prestar serviços à entidade em nome do grupo ,como voluntário devera comunicar no mínimo três integrantes.

Parágrafo 4º: Menores poderão fazer parte da entidade desde que ligados ao Grupo Mirim Juvenil de Estudos Pré Militares, esses mesmo serão os guardiões da historia futura.

Art.12º – O GRUPO  MONTESE, será composta pela seguinte categoria:

A - Idealizador Fundadores: (Aqueles que assinarem a ata de fundação do GRUPO MONTESE);
B - Aqueles se fizerem credores dessa homenagem aos nossos herois notoriedade prestados ao GRUPO  MONTESE.

Art.14º - São deveres dos integrantes :

A - Cumprir as disposiçõe regimentais;
B - Acatar as determinações de reuniões.

Art.15º – O GRUPO  MONTESE  não respondera por atos individuais causado por um de seus integrantes a menos que seja relacionado ao corpo do grupo.

Capitulo 3
DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Art.16º – O GRUPO  MONTESE, será administrada pelo seu idealizador cuja conduta do mesmo será sempre respeitada por todos integrantes.

Art.17º – Compete as reuniões :
A - Acatar as diretrizes do idealizador .
B - Distribuir missões ;
C - Apreciar recursos contra decisões contraria de um integrante;
D - Decidir sobre qualquer ato relacionado a FEB ;
E –  Decidir sobre a conveniência de alienar, transigir, hipotecar ou permutar bens patrimoniais do GRUPO  MONTESE;
F - Decidir sobre a extinção da entidade, nos termos da lei ;
G - Aprovar Regimentos Internos.

Art.20º - A convocação das reuniões será feita por meio de menssagem entre os integrantes ,  com antecedência mínima de 08 (oito) dias, horário e local de realização.

Art.21º – Compete ao idealizador :

A - Elaborar e executar programas anuais de atividades;
B - Elaborar e apresentar,em reunião, o relatório anual.
C - Estabelecer parcerias com instituições públicas e ou privadas nacionais ou internacionais para mútua colaboração em atividades de interesse comum relacionado a FEB;

Art.22º - O idealizador sera aclamado em primeira reunião de Ato de Fundação sendo essa  data 07/03/2019.

Art.23º - Caberá ao idealizador , à escolha de um ou mais integrante para ser assessores e Coordenadores de acordo com as necessidades da operações do GRUPO MONTESE  

Art.24º – Compete ao idealizador :

A - Representar a Associação em juízo ou fora dela;
B - Assinar em conjunto ou separadamente com o Secretário de Recursos Financeiro ou Procurador Nomeado, contas bancárias e demais empreendimentos da Instituição;
C - Convocar e dirigir as reuniões e outros;
D - Presidir fóruns e debates de interesse da Organização;
E - Manter e administrar escritórios e outras unidades da Organização;
F - Representar a Organização  junto à comunidade;
G - Designar reuniões de emergência, podendo ser elas escritas ou verbalmente;
H - Organizar e promover tomadas de preços e concorrências para a compra e aquisição de quaisquer bens para o GRUPO  MONTESE;

O presente estatuto documento entra  em vigor na sua data de publicação.

Pindamonhangaba (SP)
07 Março de 2019


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Marcelo Aparecido Oliveira Bonifacio /

    Em nome do grupo MONTESE acima citado meus agradecimento pela matéria e divulgar nosso trabalho ao sr- Derek Destito Vertino .

Trackbacks/Pingbacks

  1. Grupo Histórico Montese marca presença em evento no Dia da Arma de Engenharia | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - […] réplicas de uniformes da época da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial O Grupo Montese é formado por …

Deixar um comentário

Free WordPress Themes