Entre Glória e o Inferno – As Batalhas de Monte Castello e Montese

capafrenteA FEB, Força Expedicionária Brasileira, foi a primeira Divisão de Infantaria nacional, criada durante a Segunda Guerra Mundial em reposta aos ataques feitos por submarinos nazistas na costa do Brasil que afundaram várias embarcações. Contendo um contingente de pouco mais de 25.000 homens oriundos de várias regiões do país, a FEB foi enviada para a Itália em apoio ao Exército dos EUA contra as forças nazifascistas que ainda resistiam ao avanço Aliado. O contingente brasileiro, mesmo pequeno e sem experiência de guerra, apresentou um desempenho competente cumprindo as missões que lhe eram designadas no front italiano. Entretanto, nenhuma missão dada aos pracinhas – como eram chamados os soldados brasileiros – compara-se as batalhas de Monte Castello e Montese – sendo esta última, a batalha mais sangrenta de todas.

Em Monte Castello os alemães instalaram uma longa linha defensiva fazendo proveito de uma extensa cadeia de montanhas. Os brasileiros lutaram sob chuva e neve apoiados pelos EUA. Após quase três meses de combate obtiveram sucesso quebrando a linha de defesa inimiga. Na cidade de Montese, a última defesa alemã, a FEB lutou durante 4 dias debaixo de uma verdadeira chuva de artilharia. Sob o preço de mais de 400 baixas o Brasil venceu a batalha pondo fim às atividades inimigas na península itálica.

Esta pesquisa procura abordar de forma clara e objetiva o desempenho dos soldados brasileiros que participaram desses combates que de fato foram difíceis e cruéis. E também visa combater discursos tanto ufanistas como difamatórios, tentando expor o que foi mais próxima da verdade sobre a participação de nosso Pracinhas.

Sobre o Autor:

Victor F. Martins iniciou sua carreira acadêmica em 2016 no curso de História pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança – FESB. Concluiu o curso no ano de 2018.

Adquira já o seu exemplar diretamente com o autor pelo e-mail victor_ferreiramartins@hotmail.com pelo Clube de Autores clicando AQUI


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme